domingo, 30 de julho de 2023

Báltico XVI

E chega 25 de junho, o dia da volta. Acordamos as 9:15 horas e tomamos café tranquilamente, saindo do hotel as 12:30 horas, a pé, em direção a Estação Central. Menos de 10 minutinhos de caminhada e embarcamos no Arlanda Express, que partiu às 12:57 horas. Uma delícia de percurso em um trem que atinge 220 Km/h, desembarcando já no terminal do Aeroporto de Arlanda, às 13:25 horas.

O aeroporto estava completamente lotado e muito movimentado. Nosso voo com destino a Lisboa, onde faríamos conexão para o Rio, partia apenas às 18:55 horas, então eu pretendia despachar as malas e irmos para a Sala Vip, porém, a porcaria da TAP, somente abriu o despacho de bagagem uma hora e dez minutos antes do embarque, gerando uma enorme fila. E em seguida, para passar pelo raio X, pegamos uma absurda fila de, sem exagero, 50 minutos.
Enfim, lá fomos nós
O voo decolou com 10 minutos de atraso, após um embarque complicado e até com uma inexplicável troca de cartões de embarque sem explicações. Foram 4 horas de voo, em um A-320 como o do voo para Copenhagem, com poltronas que não reclinavam, sem entretenimento ou internet, duas tomadas para cada três poltronas e péssima tripulação de cabine. TAP: cada dia pior!!



Pousamos em Lisboa às 22:15 horas, lembrando que o fuso horário voltou para +4. O avião parou num ponto tão longe do terminal, que o ônibus teve que rodar muito até o terminal.
Curiosidade: uma outra passageira, brasileira também, disse ter recebido um SMS da TAP, a caminho do aeroporto em Estocolmo, informando que o voo tinha sido cancelado e ela embarcaria no dia seguinte e perguntou se eu também havia recebido, o que não ocorreu. Ou seja, mais uma vez, a TAP mostrando que está com uma péssima prestação de serviço...
A decolagem seria às 23:30, mas decolamos com um atraso de 35 minutos. Apesar disso, a chegada ao Galeão foi com apenas 10 minutos após o previsto.
Após o desembarque, uma passadinha na free shop para pegar uma encomenda feita antes de viajar e ainda tivemos que esperar uns 30 minutos pelo motorista que eu havia tratado previamente para nos buscar. Afinal, qual é o motorista de UBER que aceita levar alguém para Niterói, pra depois voltar para o Rio? O UBER se igualou ao táxi e todos os serviços estão nivelados por baixo.

Coloco aqui um resumo da viagem em alguns números:
Total de dias de viagem: 18
Distância percorrida em aviões: 20.881 Km
Distância percorrida em navio: 4.566 Km
Distância percorrida a pé: 165 Km
Calorias consumidas: 10.000
Cidades visitadas: 10
Fotos e vídeos feitos: 1.890

Alguns comentários e constatações sobre a primeira grande viagem feita por nós, pós pandemia:
- Queda na qualidade dos serviços aéreo e marítimo, pelo menos das empresas que utilizamos;
- Como quase sempre, a agradável sensação de segurança e confiabilidade por onde passamos;
- O alívio, alegria de viver e sensação de liberdade, das pessoas nos países libertos do comunismo;
- A civilidade das pessoas, respeito pelas leis e, principalmente, pelo outro, por onde passamos;
- O respeito e o valor dado à educação, à cultura em geral e à memória dos antepassados; 
- A limpeza, organização e funcionamento de tudo, também em todos os lugares;
- Fica a tristeza de sempre, pelo quanto nosso país está longe do que vimos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário