Acordamos as 9 horas, teoricamente no porto de Kotka, ainda na Finlândia. Enquanto tomávamos o café da manhã, da amurada do navio olhei para o porto e percebi que não havia caminho ou quaquer tipo de facilidade para caminhar em direção a cidade, sendo que deveria ser mais um dia de caminhadas por conta própria, pelo pequeno lugar. Estranhei e fui até a recepção do cruzeiro, onde ocorreu a suprema decepção com a Norwegian Cruise Line. Fui informado de que o navio estava em Hamina, outro porto, em outra cidade, a cerca de 30 quilômetros de Kotka. Diante da minha surpresa, alegaram tratar-se da região chamada Kotka-Hamina, mesmo diante do fato de que tratam-se de duas cidades diferentes. E por mais que eu questionasse a falta de clareza, os erros no mapa representativo do cruzeiro e na programação constante da reserva feita (conforme colado abaixo), nada poderiam fazer.
Day Date Arrival Time Day Date Depart Time Port
Seg 19-Jun 7:00 h Seg 19-Jun 15:00 h Dock KOTKA, FINLAND
Além do choque e da revolta, a constatação de que sequer daria tempo para desembarcarmos e tomar um táxi até Hamina (a um custo aproximado de 150 dólares), para tentar ver algo, pois restavam menos de 3 horas para embarcar de volta e zarpar.
Com isso, o mapa traçado anteriormente por mim, que contemplava, ao longo de 6 quilometros de caminhada, ida e volta, a visita ao Centro Marítimo de Kotka, um memorial relativo a 2ª Guerra, o teatro, a Igreja de São Nicolau, um oceanário, o parque da cidade, a torre de 72 metros de altura, de onde se pode observar toda a região, um boulevard com esculturas diversas e a Igreja de Kotka, de 1898, não pode ser seguido.
Aportando em Hamina, quem quiser desembarcar é praticamente obrigado a comprar uma excursão do cruzeiro para qualquer lugar que deseje ir.
Registramos reclamação e solicitamos exlicações por tamanha falta de clareza, mas que provavelmente jamais serão dadas.
Bem, só restou relaxar no navio por algumas horas, até zarparmos.
A título de curiosidade, estávamos a menos de 50 quilometros da Rússia...
O navio desatracou e partimos pouco depois das 15 horas, observando o arquipélago ao redor, com um vento forte e bem frio...
Notei que o Golfo da Finlândia é bem movimentado e contei 26 navios ao largo.
Após muitas margueritas, mojitos e Aperol Spritz, fomos à cabine tomar banho e jantamos no Restaurante Venetian, pelas 22 horas, indo repousar por volta de uma da manhã, esperando que as decepções com a Norwegian tenham cessado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário