domingo, 7 de agosto de 2011

Compromisso

O "pai dos burros" da era digital, a Wikipédia dizCompromisso é a forma, pública ou não, de se vincular ou assumir uma obrigação com alguém, com algum objetivo. Há diversos tipos de compromissos, como por exemplo: compromisso religiosocompromisso amorosocompromisso de negóciosCompromisso é, portanto, uma responsabilidade adquirida em virtude de uma afirmação verbal ou escrita, feita por nós mesmos. A expressão "ter um compromisso" significa estar ocupado em uma data, ou ter um vínculo ou acordo com alguém.
Ao longo da vida sempre ouvi por aí coisas do tipo: "Um dia seremos primeiro mundo...", "Que droga ser terceiro mundo", etc.
Mas no dia a dia sempre percebi certas atitudes nossas que me causam estranheza. Só para dar um exemplo prático e que vivencio bastante no meu dia a dia: você liga pedindo os serviços de algum profissional e ele diz: "Já, já eu estarei aí", ou "Chego em 20 minutinhos" e o que acontece? O já, já e os 20 minutinhos geralmente significam horas. Isso quando o profissional aparece. Aí, você liga preocupado e ouve todo tipo de explicação: o carro quebrou, o trânsito está terrível, o filho ficou doente, a rebimboca da parafuseta não funcionou... Ora, no país que tem uma das maiores quantidades de telefones celular do mundo, por que ninguém pode ligar e avisar? A resposta, na minha opinião, é uma só: não existe compromisso.
As pessoas, no nosso país, só se comprometem consigo mesmas. Os outros, danem-se. Há, depois eu explico...
As coisas chegam a tal ponto, que a reação em cadeia é inevitável: alguém fica de ir e não vai, quem o esperou também deixa alguém esperando, que deixa outra pessoa esperando, que deixa...
Se pararmos pra pensar, nos daremos conta de que isso significa falta de respeito, que é o que ocorre quando não existe um compromisso.
E o engraçado é que a gente também ouve, a vida toda, queixas do tipo: "Tá tão difícil", "O mercado de trabalho tá fraco", "Não consigo melhorar profissional e financeiramente"...
Por que será né?
Quem se decepciona com um profissional, procura outro e outro e outro e ninguém se "estabelece" e, por razões que muitas vezes fogem à lógica, só alguns se mantêm.
Quer saber? Sem compromisso ninguém chega a lugar nenhum.
As razões para isso? Não vou aqui abrir uma polêmica e já me estendi demais no post...
A questão é: Como chegar a país de primeiro mundo se quem vive nele age como sendo de terceiro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário