domingo, 2 de junho de 2019

Ilhas Britânicas e Noruega VII

Continuando na Noruega, dia 16 de maio o navio chegou as 8 horas a Flam. O pequeno vilarejo tem cerca de 400 habitantes apenas.
Acordamos as 9:45 hs e tomamos o café com está belíssima paisagem ao nosso redor.





A cidade de Flam é simplesmente um encanto!!




Mais cedo, enquanto ainda dormíamos, o Pearl navegou pelos fiordes de Sogn e Aurlands, até aportar.



Após o café, deslumbrados com a paisagem em volta, desembarcamos para um encontro, as 12 horas,
a fim de embarcar no trem da Flamsbana, The Flam Railway, não sem antes ir à Aduana receber alguns Euros em impostos de volta, após as comprinhas de souvenirs feitas em Bergen. 

O passeio pela linha férrea de pouco mais de 20 quilômetros, nos levará a 866 metros de altitude, até a estação da Montanha Myrdal e custa NOK 550 (corôas norueguesas), mais ou menos 55 Euros, por pessoa.
A construção da ferrovia começou em 1.924 e deveria ser aberta ao tráfego em 1.942, mas com a invasão alemã, estes exigiram a continuidade da construção e os trens começaram a circular em agosto de 1.940, transportando apenas carga. No começo de 1.941 foi aberta a passageiros. Atualmente transporta mais de 800 mil passageiros por ano.
A revista National Geographic Traveler considera a Flåm Railway uma das 10 principais viagens de trem na Europa e em 2014, a Lonely Planet Traveller foi mais longe e a classificou como a melhor viagem de trem do mundo.


Iniciado o percurso, começamos a nos encantar com tudo o que nossos olhos enxergavam. Tudo lindo demais!
São paisagens montanhosas magníficas, onde vemos rios escorrendo por profundos desfiladeiros, cachoeiras saltando de encostas íngremes, picos de montanhas cobertos de neve e fazendas que se agarram as encostas íngremes.

Nesta época, já há pouca neve e apenas nos pontos mais altos da região e o que resta continua degelando, formando centenas de quedas d´água, uma mais linda do que a outra.

Que paisagem...


O tempo todo, telas nos vagões exibem informações e dados sobre a ferrovia e a região.
A ferrovia possui 24 túneis, sendo 4 hidráulicos e 19 foram escavados a mão.




O paraíso deve ser algo assim...


Oiê!!





O desvio que permite que os trens que sobem e descem se cruzem.







Agora uma parada em Kjosfossen,
para apreciar a grande queda d´água, mas que nesta época do ano já está com o volume bastante reduzido.


Uma encenação com música e "bruxas" dançando junto a cachoeira, acontece para a apreciação dos passageiros que desembarcam numa plataforma para fotos.








Mais uma parada, agora em Vatnahaussen
e apesar da neve, a temperatura está em 13 graus e o dia ensolarado.


À direita na foto panorâmica, o Vatnahalsen Hotel, construído em 1.896.


Próximo há um lago que encontra-se congelado.

Após a parada, a 811 metros, o trem seguiu até os 866 metros e iniciamos a descida.
Mais uma parada para fotos em Kjosfossen

e continuamos o retorno.




A paisagem é hipnotizante!!





O trem retornou a estação de Flam por voltas 14:30 hs


e aproveitamos para caminhar um pouco pelo delicioso lugar.

Uns souvenirs para minhas coleções e hora de voltar ao navio,
onde podemos, do alto, continuar observando a linda região.

Pela proa, nosso caminho de volta, pelo fiorde Aurlands, a partir das 17 horas.
O navio começa a virar e vamos saindo...






Muito feliz e sempre grato.









Almoço tardio no O´Seheehan´s, ouvindo a música do guitarrista brasileiro Ge Luz, arrasando no jazz

e o dia vai findando.


Após um banho, hora de ouvir boa música dos anos 60/70, no lounge Spinnaker
bebericando meu wisky, observando a navegação pelo fiorde...
   
Depois, já 21:30 hs, jantar assistindo ao belo cair da tarde. O sol se pôs as 22:10 hs.
Um último drink e, meia noite, hora de dormir.

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