quarta-feira, 11 de julho de 2018

Marrocos & Algarve VII

Hoje, como iremos voltar a Casablanca, pudemos acordar quase 9 horas da manhã, para tomar o café e sair as 10:30 horas.
Todos a bordo e primeira parada, algo parecido com um oásis, na saída da cidade.

Adoro esses bichinhos...

Retornamos ao micro ônibus e seguimos em frente.

Numa avenida, passamos por uma manifestação pacífica, não sei de que.

Vimos também de passagem, o Teatro Real
e a estação ferroviária de Marrakech.

A cidade vermelha é bela.

Fomos levados a área de souks no Bairro Kasbah
e nosso guia nos conduziu por algumas escadas até, pasmem, um restaurante para que almoçassemos!!

O local era bem agradável e com vista geral dos souks,

porém, para quem tomou o café da manhã as 10 horas, levar para almoçar ao meio dia é, no mínimo, falta de planejamento.
Fui o primeiro a protestar e na sequência quase todos concordaram que era absurdo almoçar naquele horário e depois jantar quase 10 horas depois, após uma tarde na estrada.
Tudo ficou confuso e o guia perdeu o controle da situação por completo. Um casal mais jovem e que havia acordado de madrugada, para passear de camelo e não havia tomado café, foi a exceção e entrou numa fila para adquirir uma pequena pizza para viagem. Tivemos que ficar todos esperando o casalzinho mimado e sua pizza. Ah e as duas colombianas ainda saíram atrás de compras e também geraram mais algum atraso.
Finalmente, após mais de meia hora, conseguimos tomar o micro ônibus e sair em direção a Casablanca.
Ao longo do dia, temperatura de 28 graus e umidade do ar na casa dos 37%, mais baixa ainda do que nos dias anteriores.
Após cerca de duas horas e meia, rodando por uma boa rodovia, uma parada para pipi, num local com lojas e até playground...

A nota triste desta parada, foi o casal australiano que se rebelou, deu "uma banana" para o grupo e sentou para comer, fazendo com que a parada durasse mais de meia hora.
Bem, o australiano, que até então dependia de mim para entender o guia, perdeu o tradutor... rs
Finalmente, após um dia quase sem atrações e muito desgastante, chegamos a Casablanca pouco antes das 5 da tarde e fomos ao mesmo hotel da primeira noite, o Idou Anfa.
Foi a hora de todos entregarem suas avaliações sobre o tour e principalmente sobre o guia. O casal australiano disse que conhecia 103 países e nunca tinham visto um guia tão ruim e sem condições. Quando um casal brasileiro ouviu o guia comentar que poderia perder o emprego por aquela avaliação, disse que dariam uma avaliação boa e tentaram arrecadar dinheiro para premiá-lo. Retrato da hipocrisia do nosso povo, que reclama muito, mas sempre aceita tudo e "passa a mão na cabeça" dos incompetentes. Minha avaliação também foi a pior possível, pensando em outros que poderiam ter aquela "figura" como guia...
Ah, não sentimos fome ao longo do dia, porque tinha observado o roteiro, que é enviado a todos previamente e havíamos nos precavido, com frutas, sanduíches e doces marroquinos... rs

Chegando ao quarto do hotel, observei pela janela uma mulher tomando banho de piscina de burca...

Após um bom banho, jantamos com o que sobrou do grupo, já que alguns tinham seguido em outras opções do tour.
Deitamos meia noite e meia, aliviados pelo fim do grupo...