terça-feira, 14 de novembro de 2017

Mediterrâneo 2017 - XI

Dia 29 de outubro e a última manhã do cruzeiro chegou.
Acordamos por volta de 6 e meia e já estávamos diante do Porto de Barcelona mais uma vez.



O desembarque foi bastante ágil e num instante após uma pequena dificuldade para localizar uma das malas, fomos ao ônibus para uma última excursão, um pouco depois das 7:30 horas.
Fazendo, em 10 pontos, uma breve análise do cruzeiro pela Norwegian Cruise Line, a bordo do Epic:
1 - Apesar do gigantismo do navio, as programações a bordo foram bem organizadas;
2 - As operações de embarque e desembarque sempre foram muito ágeis;
3 - Fiquei um pouco irritado com o inglês falado a bordo, pois os tripulantes que eram norte americanos falavam como se estivessem eu seu país e os tripulantes de outras nacionalidades falavam um inglês quase incompreensível;
4 - O atendimento feito pelos balcões de apoio foi bem ruim, com funcionários antipáticos e filas permanentes para se conseguir algo. O responsável pela internet, por exemplo, estava presente apenas em alguns horários e as filas eram gigantes;
5 - A famosa "simpatia" da tripulação de navios de cruzeiro não foi percebida por nós e também ficou clara a sensação de que a língua portuguesa e os brasileiros, não existem;
6 - Os drinques nos bares do navio eram, em sua maioria, pré preparados e armazenados em botijões de plástico e chegaram a tentar me empurrar uma margarita que nem sal na borda do copo tinha. Além disso, posso afirmar que o whisky 12 anos que sempre bebericava era falso;
7 - As caras excursões oferecidas nos portos foram de medianas a ruins, com guias fracos e confusos;
8 - A falta de educação das pessoas, de todas as nacionalidades, a bordo, foi gritante, com o ato de entrar e sair de um elevador, por exemplo, parecendo o que ocorre nos metrôs do Brasil. Repito mais uma vez a frase que cunhei, diante da ausência de educação: "Tranca o mundo e entrega a chave para os macacos; e torça pra que eles aceitem";
9 - Pelo preço cobrado pela Norwegian, normalmente maior do que o de outras empresas, como MSC, Royal Caribbean, Linea C, etc, eu esperava um serviço de qualidade superior, mas não passou da média;
10- Pra finalizar, já em casa, dias atrás, recebi um e-mail para avaliar minha experiência, gastei muitos minutos preenchendo e fazendo comentários e ao final... o link falhou e não enviou a pesquisa, deixando um pedido de descupas...
Desisti! A Norwegian não é tudo o que se dizia...
Eis novamente a bela Barcelona, já com o sol indicando um dia quente pela frente. Aliás, chegou a 31 graus.

Voltando a excursão de hoje, resolvi fazê-la por achar mais prático, pois, além de ser um local que queríamos visitar e não houve tempo, nos deixaria ao final, no aeroporto.
E vamos a Montserrat!!
Montserrat é um maciço rochoso, localizado a cerca de 50 quilômetros de Barcelona. O cume está a quase 1.300 metros de altitude.
No ano de 880 foi encontrada uma imagem da Virgem, chamada hoje de La Moreneta, por causa da sua cor escura, que, segundo a lenda, foi construída por São Lucas, levada ao local por São Pedro, no ano 50 e escondida no século VIII por causa da invasão muçulmana.
O complexo de Montserrat possui diversas capelas e igrejas, como a de Santa Cecília, São Bento, São João, Santa Maria Madalena, São Miguel e São Jerônimo.


Fomos de ônibus e pudemos observar, principalmente por ser domingo, grande quantidade de espanhóis pelo caminho, fazendo picnic, caminhadas, montanhismo e escaladas, mas existe um trem no estilo funicular que leva até o maciço.


Existe ainda, outro funicular, que leva ao pico do maciço e, pena, não tivemos tempo de ir.
Caminhamos então pelo local...



Felizes!!






E começamos a nos deliciar com a Basílica de Montserrat...
Aqui, a representação de São Jorge!











Cada altar mais lindo que o outro!!




Vejam a beleza do órgão da Basílica!





Eis a La Moreneta!!






Felizes e emocionados...



Um mapa do complexo:



Passeando pelas redondezas, já aguardando a hora para o ponto de encontro.
A propósito, mais uma vez uma péssima guia de excursão, o que nos fez deixar de acompanhar o grupo e desfrutar por conta própria o local.




Estamos bem alto... rs




Terminado o passeio, rumamos de ônibus para o aeroporto, observando a paisagem da região de Montserrat.
Chegamos as 12:30 horas e tomamos um "chá" de aeroporto. O aeroporto de Barcelona é grande e, na minha opinião, ruim. Enfim...
Nosso destino, um "stopover" de duas noites, em Lisboa.
O voo saiu com o "tradicional" atraso TAP, desta vez de 35 minutos e chegou a Lisboa 25 minutos além do horário previsto. Mais um acerto nos relógios, já que em Portugal temos uma hora a menos de fuso, em relação a Espanha.
E também não gosto do aeroporto de Lisboa, porque o acho muito confuso. Tivemos bastante dificuldade e demoramos bastante para acertar o local onde iríamos pegar um UBER para o hotel.
Aliás, o motorista era um agradável, solícito e simpático ucraniano, que nos brindou com água mineral e uma excelente condução, sendo que aqui no Brasil, os motoristas do UBER estão cada vez piores...
Após deixar as malas no bom Hotel 3K Madrid, onde já havíamos nos hospedado ano passado, uma saidinha para comprar um bom vinho português, a ser degustado no quarto, banho e cama, porque já são meia noite.
Lá fora, cerca de 10 graus e amanhã mataremos a saudade da cidade e de amigos que aqui estão...

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