sábado, 4 de novembro de 2017

Mediterrâneo 2017 - III

E, após uma noite em que mal consegui dormir um pouco, por conta de ser um quarto de frente, em plena Rambla, acordamos, digamos assim.
O barulho de brindes, gritos e otras cositas mais, foi até o amanhecer...
Tomamos café as 10 horas, novamente e fomos caminhar elo trecho final que eu havia programado.
Inicialmente voltamos ao Monumento a Cristóvão Colombo
para em seguida chegar ao porto velho de Barcelona.

Outro dia de sol, mais forte ainda e fomos conhecer o porto e caminhar em direção a praia de Barceloneta.

Vejam a ponte que gira, para permitir a passagem dos barcos da marina.

Com o sol intenso sobre nossas cabeças, temperatura de 28 graus, desistimos de seguir caminhando até a praia, que já sabíamos, não iria acrescentar muita coisa e retornamos em direção ao castelo de Montjuic.
No caminho, passamos pelo local onde tinha acontecido dias antes uma exposição sobre o seriado que amo, Game of Thrones

e pelo Museu de História d Catalunha.
Passamos também por ruínas medievais muito interessantes

e aqui, de longe, uma visão da entrada do porto novo, com os anéis feitos por ocasião das Olimpíadas e, atrás, a torre do seu teleférico.
Hora de um descanso para provar uma San Miguel
e caminhamos, muito, até a estação do teleférico.
Pagamos, mas achei um verdadeiro roubo: 12,50 euros por pessoa, pelo percurso completo, totalizando 25 euros. Mais do que a entrada de um museu ou palácio. E a subida leva cerca de 5 minutos, se muito...

Pelo menos a vista ampla de Barcelona compensa um pouco.

Alguns poucos metros e estamos no Castelo de Montjuic. Montjuic significa monte dos judeus, porque no passado era aqui o cemitério utilizado por eles e está a 184 metros acima do nível do mar.

Além da cidade, também se tem uma perfeita vista do porto de Barcelona.
Aqui, lá embaixo, os molhes onde atracam os navios de cruzeiro e onde estaremos amanhã.

A artilharia está em perfeitas condições e o artilheiro a postos... rs

Descemos até a estação intermediária de Mirador, cerca de 2 minutos de teleférico,
para observar novos pontos de vista e fotografar.
O castelo fica localizado num parque, que possui o mesmo nome e tem caminhos, trilhas, fontes e áreas de descanso. É bastante agradável e por ser um sábado estava cheio de gente.

Mais 3 minutos de teleférico, chegamos na cidade novamente e iniciamos uma longa caminhada, felizmente pra baixo, em direção a onde estivemos ontem, a Fonte de Montjuic, passando no caminho por parques com estátuas e esculturas,

pela Fundação Mirò,

pelo Teatro Lliure,
Museu Étnico,

Museu de Arqueologia
e subimos através de escadas rolantes (ufa, ainda bem), ao lado das escadarias,

na direção do Museu Nacional de Arte da Catalunha.
Logo a frente e um pouco abaixo está a Fonte Mágica do espetáculo que vimos ontem a noite.

Assim é a fonte principal, fora de funcionamento.
De volta a Praça d´Espanya,
uma vista do Shopping Arenas, um shopping high tech que levou 8 anos para ser construído e ocupa a construção que já foi a primeira praça de touros de Barcelona. Tem elevadores panorâmicos, mas, shoppings não me despertam curiosidade, então, nada feito... rs

Hora de apanhar o metrô de volta as Ramblas. Mais um dia de longas caminhadas e fomos assistir o anoitecer na Praça Real...

Não sou cachorro, mas como já disse, adoro postes. Mas só os antigos e mais elaborados.

Uma jarra de sangria, no restaurante onde jantamos ontem a noite, acompanhada de deliciosas azeitonas portuguesas, cortesia do dono por termos retornado e hora de voltar a Cuatro Naciones.
Mais tarde, após nos refazermos com um bom banho, jantamos no mesmo local, costela de cordeiro com... a deliciosa sangria. A jarra de 1/2 litro, para duas pessoas é o limite para não ficarmos embriagados.
Com 20 graus de temperatura, arrumamos as malas, porque amanhã é dia de embarque e encerramos o dia 21 de outubro com a certeza de que há muito mesmo, a ser visto em Barcelona e nesta viagem fizemos apenas um reconhecimentos dos principais pontos perdendo, certamente, muitas coisas e detalhes...