quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Violência no Rio???


Eu me lembro da noite, em 1996, em que saí do hotel Majestic (eu ainda não residia no Rio), para comer algo e me deparei com uma cena: um homem pára seu carro na frente do portão de um edifício residencial na Rua 5 de Julho, Copacabana, mulher e filhos dentro do veículo, desce e urina na parede ao lado da portaria do prédio, diante do olhar de todos, família, porteiro e transeuntes... todos achando normal, ou, sei lá, conformados talvez.
Naquele momento me dei conta do que acontecia no Rio de Janeiro: ausência total de cidadania!
Quando uma população perde a noção dos seus atos, o quem vêm a seguir é totalmente previsível e assistimos a todo momento, todos os dias, com todos reclamando de todos e todos fazendo cada vez pior, pois não há a menor noção de preocupação com o próximo.
Hoje, assistimos a cenas de uma guerra civil na região metropolitana do Rio de Janeiro, com a mesma indiferença com que os passantes assistiram aquela cena de 96. Assistimos, com a mesma indiferença, dezenas de marginais fugindo de uma favela à outra e, no máximo, achamos que todos deveriam ser sumariamente fuzilados... Esquecemos que todos somos responsáveis por esse "estado de coisas".
Precisamos de ações concretas e definitivas: acesso a educação, mas educação de qualidade, não o que temos no Brasil hoje; acesso a saúde; noções de cidadania.
Como pode um povo desejar e comemorar a conquista de sediar uma copa do mundo de futebol e uma olimpíada, se não consegue respeitar a si mesmo. E não tem respeito porque não tem noções básicas de vida em sociedade. Porque o brasileiro, cada vez mais, só enxerga o próprio umbigo.
Os que estão no poder foram colocados por quem hoje os responsabiliza! É um círculo vicioso e destrutivo. "Cada povo tem o governo que merece".
Precisamos de um projeto educacional, urgentemente, a fim de preparar melhor a cabeça do nosso povo, propiciando a eleição de melhores governantes. Precisamos de gente com consciência e senso crítico, que possa votar e serem votada.
Acorda Rio! Acorda Brasil!
Senão, amargaremos muitos e muitos mortos ainda.
O mundo adora vir ao Brasil. Pra passear, não pra morar!
Chega de enxergar só o que queremos enxergar! Chega de "cada um por si e todos por mim"!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário