sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Maluca paixão

"Se ama alguém, deixe-o livre; Se tiver que persegui-lo, é porque não era pra ficar com ele"

Sandra Bullock, estrela da comédia romântica de maior sucesso nos EUA em 2009 (A Proposta) e Bradley Cooper, o astro da comédia mais vista nos EUA em 2009 (Se beber, não case), se unem numa comédia desnecessária, que era melhor nem ter existido. Sandra Bullock foi para o Framboesa de ouro por este filme. Mas ela é uma graça pra mim...
Vive uma personagem criadora de palavras cruzadas e seu emprego está com os dias contados, já que a editora não quer publicar palavras cruzadas em seu jornal. Mas Mary é competente, ela faz palavra cruzada com tudo: lugares, pessoas, comidas, curiosidades de matérias escolares e tudo mais. É super inteligente, sabe de muita coisa, se bobear até os recordes do Guinness. Seu grande erro foi fazer palavras cruzadas sobre Steve. Quem nunca completou uma palavra cruzada do jornal? Um grande número de pessoas que compram jornal, sempre visita a página das palavras cruzadas. E por viver nesse mundo, Mary aprendeu demais e ficou super inteligente.
Conheceu Steve através de seus pais que marcaram o encontro para os dois. De cara, Mary já deixa Steve certo de que ela é uma maluca. Fala demais e ainda por cima coisas que os homens não querem saber, passando uma imagem de chata. Então para se livrar de Mary, Steve diz que precisa ir embora e se encontrar com sua equipe de trabalho. Ele trabalha como cinegrafista para CCN e, portanto, vive viajando de um lado para o outro. Decidida que Steve é o homem de seus sonhos, Mary resolve ir atrás dele e acompanhá-lo no dia-a-dia, simplesmente por ouvir dele na hora da despedida: "Queria que você pudesse vir junto porque as vezes eu preciso de companhia". Pronto! o cara tentou ser educado ao se despedir e ela interpretou totalmente errado. Ela fica totalmente apaixonada e faz uma palavra cruzada com o seguinte tema: Coisas sobre o Steve. O suficiente para ser demitida. Agora resta tempo de sobra para correr atrás de Steve.
Esse roteiro...é chato, clichê, mal desenvolvido e não tem nada que se leve à sério. Steve viaja para todo lugar em busca de uma nova notícia e Mary atrás dele tentando encontrá-lo. Uma criança que nasce com 3 pernas está prestes a fazer uma cirurgia, mas o povo que está fazendo um manifesto quer que o bebê continue com as 3 pernas. Essa é a notícia que eles estão filmando. Hartman Diz às câmeras: Uma crianças correndo com 3 pernas contra o tempo. Outra cena é a do tornado, onde ao invés de se preocupar com o violento furacão, Mary se importa com um inseto dentro de um esgoto. Uma crítica ao jornalismo internacional é apresentada, falando das disputas entre emissoras em busca de uma notícia e o modo como são feitas as notícias. Mas, tudo é feito sem nenhuma criatividade e o roteiro se desenrola de forma fácil, com situações sem noção alguma.
O jeito espalhafatoso e desajeitado de Mary exige uma atuação bem forçada de Sandra, aliás, tudo é forçado, até mesmo a intenção de fazer rir. Mas não sei porque, no final das contas, a personagem Mary com suas botas vermelhas, sombrinha nas mãos, conseguiu me chamar a atenção. A situação e a vida pessoal da personagem é interessante. Ela é uma pessoa diferente, taxada como chata, mas que quer se tornar uma pessoa normal e no final ela nos mostra que ser diferente é ser normal, pois cada um é do jeito que tem de ser. E com seu jeito "anormal' conquista várias pessoas. Salvam-se algumas cenas que conseguem tirar algumas risadas, principalmente com o jeito desajeitado de Mary e as baboseiras que ela faz.
Maluca Paixão foi colocado na lista dos 10 maiores fracassos de 2009. É fraca como um todo, mas agradará quem quiser assistir sem compromisso.
Suas palavras finais no filmes são que "As palavras cruzadas tem um impulso natural de encher espaços vazios, que se referem também aos espaços vazios dentro de nós, que surgem por vivermos num mundo que nem sempre gosta do que é diferente. E na jornada da vida basta encontrar alguém tão normal quanto você."

Nenhum comentário:

Postar um comentário