segunda-feira, 30 de maio de 2016

Portugal 2016 - VIII

Terça feira, 17, após o reconhecimento, ontem, da bela Coimbra, mais um dia de correr pra estrada.
Após o excelente café e com agradáveis 16 graus de temperatura, pausa para mais um abastecimento num posto, sempre de auto serviço, na estrada. Aliás, o interessante é que as estrada principais, sempre que surge um posto de serviços, tem placas indicando quantos quilômetros faltam para a próxima estação de abastecimento, mesmo que seja um distância da ordem de 80 quilômetros, por exemplo. Ou seja, você pode se programar e escolher com tranquilidade aonde parar.
Primeira parada do dia, Alcobaça. Cidade cuja área urbana abriga cerca de 18 mil habitantes.
Uma rápida parada nos restos do que foi o Castelo de Alcobaça

e chegamos ao Mosteiro de Alcobaça.
Considerada a primeira obra plenamente gótica de Portugal, teve sua construção iniciada em 1.178 e é Patrimônio da Humanidade e Monumento Nacional.

Junto ao mosteiro, a igreja,
com os túmulos de D. Pedro I, não o nosso... rs e Dona Inês de Castro, em seu interior.

D. Pedro casou-se em segundas núpcias, em 1.336, com uma princesa castelhana que, por causa das guerras, só chegou em 1.339. Em seu séquito de serviçais, a camareira Inês de Castro, originária de uma família nobre galega. D. Pedro apaixonou-se e, 14 dias após o parto de seu filho, sua esposa faleceu e ele, então, assumiu publicamente a amante, com quem teve três filhos. Seu pai, D. Afonso IV, não aceitou a relação e em 1.355 condenou Dona Inês à morte. Quando D.Pedro assumiu o trono, afirmou ter se casado em segredo em 1.354 e decretou que ela fosse honrada como rainha de Portugal. Trasladou os restos mortais de Inês, de Coimbra para o sarcófago e, em testamento, determinou ser enterrado no outro sarcófago, de forma a que quando o casal ressuscitasse, no Dia do Juízo Final, se olhasse nos olhos.
Hoje, muitos casais fazem juras de amor eterno e fidelidade, junto aos túmulos dos dois.


Bem, ao sairmos do mosteiro, o GPS alugado teimou em não ligar mais...
Foi difícil até achar um telefone funcionando na pequena vila, sendo que um funcionário do posto de correios e telefonia local indicou uma cabine na rua, que constatei na sequência, já ter tido o fone arrancado e, no lugar da porta, uma enorme teia de aranha. Sem comentários...
Após a recusa em fazer ligações telefônicas, por parte de uma senhora numa loja de lembranças, uma simpática funcionária da farmácia próxima, fez as ligações que solicitei a ela, inclusive do próprio celular, para o número de apoio da locadora, que indicou a agência mais próxima para tentarmos a troca do aparelho.
E vamos nós, em direção a

Caldas da Rainha.

Infelizmente, era hora de almoço e tivemos que esperar cerca de 1 hora, para descobrir que a agência não tinha um GPS disponível... Deram-me o endereço da agência de Coimbra, para que eu tente mais tarde fazer a substituição.
Tudo bem. Com um aplicativo do celular, que acabou funcionando off line, foi fácil chegar a próxima parada, Fátima!
Infelizmente, a perda de tempo foi grande e optamos por não ir a Batalha. Pena.
Bom, quatro dias atrás, dia 13, foi aniversário da aparição de Nossa Senhora e o local estava com milhares de pessoas. Hoje, felizmente, bastante tranquilo.

Aqui, o local, a árvore, onde Nossa Senhora apareceu para os pastorinhos Lúcia, Francisco e Jacinta, em 13 de maio de 1.917 e, em todos os dias, até 13 de outubro do mesmo ano, revelando-lhes os chamados três segredos de Fátima. O último, divulgado pelo Papa João Paulo II, em 2.000.
O Santuário de Fátima começou a ser construído, a base de donativos de peregrinos, em 1.918.

Aqui, a imagem da Santa...



















Testemunhamos diversos fiéis em orações e cumprimentos de promessas...


O local emociona tanto quanto o Santuário de Aparecida...



Mais um Pai Nosso ao meu amado pai. Antes de desencarnar, em 1.998, meu pai me pediu que ao longo da minha vida, cada vez que eu adentrasse uma igreja pela primeira vez, rezasse um Pai Nosso em seu nome e em sua memória. Faço isso religiosamente desde então. Já são 18 anos e dezenas de novas igrejas pelo mundo...


Lápide do túmulo de Jacinta, falecida em 1.919, vítima da gripe espanhola, assim com Francisco, falecido em 1.920. Ambos foram beatificados por João Paulo II, em 2.000.

Lúcia, freira de clausura carmelita, viveu até 2005.
Após fotos e orações, volta ao carro para dirigir à Coimbra e... o GPS simplesmente volta a funcionar!!
Na chegada a cidade, o GPS que me ofereceram em troca do que eu utilizava era tão ruinzinho, que preferi continuar com o ex defeituoso. O funcionário da Europcar chamou de milagre de Fátima.
O fato é que o aparelho não mais apresentou defeito, até sua devolução, seis dias depois....
De volta ao hotel após 342 km, mais uma compra de vinho e retorno para jantar no estudantil Psicológico da Praça.
A propósito, conversando com estudantes e com o jovem recepcionista do hostel também, ouvimos, unanimemente, que o que houve no Brasil, na opinião deles, NÃO foi golpe, de forma nenhuma e que era ridícula a chegada de artistas brasileiros, semana que vêm, para protestar e pedir o apoio dos portugueses!!
Amanhã, rumo a Lisboa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário