quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Mediterrâneo 2015 - II

Dia 23 de outubro e após acertar os relógios para o fuso horário de +4 horas, uma foto da janela do quarto, 
um café da manhã "caseiro", no Morettino e saída para explorar a bela Veneza, aonde caminhar pela cidade é se embrenhar pela beleza e pelo romantismo...
Para situar, Veneza possui hoje cerca de 270 mil habitantes e fica na região do Vêneto, na Itália. Extende-se por 412 Km² e abrange as Ilhas de Murano, Burano, Torcello e outras ilhotas menores.
Já foi uma das cidades mais importantes da Europa, tendo sido potência comercial desde o século X. Sua fundação remonta ao primeiro século.
Além de vários Papas e numerosos artistas, aqui nasceu o grande Antonio Vivaldi. Abriga um Festival de Cinema, Bienal de Artes e a Regata Histórica, sendo famoso também, seu carnaval, o fabrico de vidro e, claro, é local de lua de mel de casais do mundo inteiro.
Várias sacadas e pontes floridas, com uma previsão de 18 graus de temperatura máxima para o dia, ou como eu sempre digo, brincando, uma temperatura civilizada... rs

Os restaurantes com música ao vivo na Piazza San Marco, mesmo pela manhã,
emoldurando-a, com a Basílica di San Marco, o Palazzo Ducale e
até mesmo os pombos e a maré alta invadindo, duas vezes por dia, seu chão.









Na piazzeta






e chegando ao Grand Canale...





Outro sonho de infância realizado: a Ponte dos Suspiros!!
Ligando o Palazzo Ducale à Prigione Nove, o primeiro edifício do mundo construído para ser uma prisão, leva este nome devido a história de que prisioneiros condenados suspiravam ao cruzá-la, por ser a última oportunidade de ver o mundo externo, a caminho do cumprimento de suas penas.








Fiquei surpreso quando me lembrei das pessoas que me disseram que 3 dias em Veneza é o máximo e você já terá visto tudo... Impossível!!
Trata-se de um lugar a ser visitado por vários dias, com seus museus, teatros, suas construções, seus canais e para se perder por suas vielas e canais se encontrando, de repente, em outro tempo...












Olha o barco da Alilaguna, uma das prestadoras do serviço de vaporetto (a outra é a Actv), semelhante ao que viemos do aeroporto Marco Polo:












Você precisa de um "tempinho" para apreciar a coleção do Museu Guggenheim.




Encantados com a cidade!!
Agora, 16 horas, nosso passeio de gôndola, reservado via city-discovery.com, desde o Brasil.
Fica claro que o encanto do passeio acabou faz tempo. Sequer dura 30 minutos, apesar do custo elevadíssimo para ter exclusividade na gôndola. No nosso caso e em outras situações que pudemos observar, a má vontade dos gondoleiros é visível. A preocupação é apenas em ganhar dinheiro.
Aproveitando, um parêntese: não a toa, a Itália já é conhecida por muitos como o Brasil da Europa. A educação do italiano médio, na minha visão, é bem semelhante a do brasileiro médio, ou seja, pouca. A prestação de serviços é, certamente, uma das piores da Europa. O trânsito perigoso, também semelhante ao do Brasil, com 9 entre 10 veículos circulando arranhados, amassados, faltando pedaços, sem grande respeito ao pedestre, bem como a segurança nas ruas, que requer, cada vez mais, por parte do turista, atenção redobrada.

Bem, paro por aqui, porque ainda existe romantismo, sim, no passeio de gôndola.
Sinta a emoção tomar conta de você e curta...








 


O Grande Canal chegando, ou seja, metade do passeio.

E terminado o "ride", voltamos a caminhar por Veneza.
Adorei o relógio da Igreja De San Giacomo, com mostrador de 24 horas!

Aqui, o deslumbrante Teatro La Fenice, que merece, com certeza, uma visita (obrigado amiga Beth).
Finalmente, exaustos, retornamos ao Morettino, após ter comprado deliciosos paninis (7,80 euros) e uma garrafa do refrescante Bellini (7,50 euros e que no Brasil custa cerca de 90 reais). É um aperitivo de baixa caloria e baixo teor alcoólico (5%), que se aproxima muito do famoso Bellini do Harrys Bar de Veneza. Elaborado com Prosecco de Conegliano Valdobiaddene, pêssegos brancos do pomar de Canella e gotas de framboesa, foi degustado relaxando, após mais de 10 horas de andanças e "naveganças"... rs
Noite de 9 graus e hora de descansar, porque amanhã o sábado também deverá ser cansativo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário