sexta-feira, 22 de abril de 2011

Homens de um livro só.


O livro, do mineiro Mateus Soares de Azevedo, concorre ao Book of the year.
Formado em Comunicação pela PUC-SP, fez pós-graduação em Relações Internacionais na Universidade George Washington, nos EUA, e mestrado em História das Religiões na USP. Sua especialidade, desde então, é o islamismo.
Para emplacar uma versão de “Homens de um livro só” nos EUA, ele colocou um exemplar da versão publicada pela editora Nova Era debaixo do braço e foi para a Feira do Livro de Berlim em 2008, por conta própria. Voltou com duas propostas: uma da editora americana World Wisdom e uma da espanhola Olañeta, de Palma de Mallorca. O primeiro acordo decolou logo em seguida e acaba de render a indicação ao Book of the Year. No Brasil, curiosamente, os 5 mil exemplares da tiragem inicial ainda não se esgotaram.
Para ficar entre os finalistas do prêmio, “Homens de um livro só” passou pelo crivo da American Library Association (associação das bibliotecas públicas dos EUA) e de um grupo de livreiros, editores e jornalistas especializados, que leram 1.400 obras. O vencedor será anunciado em junho.
Com ótima introdução de William Stoddart, o problema identificado no livro, situar o fundamentalismo militante em seu contexto apropriado, é um dos temas mais urgentes de nossos dias. E o livro fornece uma resposta que todos deveriam conhecer.
Ainda há exemplares na Livraria da Travessa, aonde adquiri o meu, já devidamente "devorado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário