sábado, 28 de dezembro de 2013

A sua opinião ou a minha??


Meu último post do ano de 2013, e infelizmente não poderia ser outro, é sobre respeito à opinião alheia. E é a propósito dos comentários de amigos, nas redes sociais, a coisas que posto, expressando a minha opinião. Veja bem, eu disse amigos. Imagine os inimigos... rs
Discordar é um direito de todos, agora, se ofender, se magoar, se incomodar, ou qualquer outra palavra que se queira dar às reações, não.
Sabe, muitos anos atrás, eu ouvi de um psicólogo, que não conseguiu fazer nada demais com a minha cabeça (rs), que era incrível eu me incomodar com isso, porque "o ser humano é assim"... sic
O incômodo era com relação a uma questão sobre imparcialidade, que, em última análise, significa respeito.
Tenho minha consciência tranquila, porque já fui capaz um dia, de promover, na esfera profissional, um desafeto pessoal, porque entendi que era a pessoa mais qualificada para a função.
Então, nunca vou me conformar, nem achar que "o ser humano é assim", e aceitar atitudes diferentes.
Engraçado como quando discordo de alguma opinião postada em redes sociais, por algum amigo, sempre com a maior educação possível, recebo críticas vorazes e até mesmo grosseiras, dos ditos cujos. Na melhor das hipóteses, irônicas, parecendo querer me fazer parecer um idiota perante os demais.
Que desagradável...
E,quando eu posto algo e alguém discorda, só faltam me apedrejar em praça pública, o que, no caso das redes sociais, dá quase na mesma.
Vejo quase todos os dias posts religiosos nas redes, vindos de gente que, na vida real, é o "171" em pessoa. Gente que posta frases do tipo "amo minha mulher" e sai com qualquer uma que "dê mole". Gente que diz: eu acredito em Jesus e engana os próprias pais. Gente que fala em repeito e não sabe dar limites aos filhos que cria. Gente que se diz sem preconceitos e hostiliza qualquer opinião diferente da sua...
Pros flamenguistas, o Zico é o rei. Pros botafoguenses, o Garrincha. Pros santistas, o Pelé. Pros argentinos, o Maradona (gosto não se discute, lamenta-se... rs).
Enfim, cada um pode e deve acreditar no que quer, mas, sempre respeitando os demais. Quando discordar, discorde com educação, com elegância. Lembre-se de que você também pode estar enganado...
Não cometa o pecado da soberba. Olhe-se, antes de atacar alguém. Discorde, mas não seja deselegante. Respeite a formação de cada um. Isso é humildade.
De repente me dei conta de ter me referido neste post, a alguns pecados capitais... rs
O fato é que todos temos "cobertor curto". No dia a dia, o advogado sério e que fala em educação e respeito, dirige seu carro um quarteirão pela contramão, para estacionar e acha normal. Ele está errado?
Sei lá, faz parte da formação e, por conseguinte, da percepção de cada um...
Termino com mais um exemplo profissional. Um dia, numa certa empresa, alguém, que não era cotado para tal, foi promovido. Perguntei ao responsável o por quê. A resposta: Porque naquele dia de emergência na indústria, ele apareceu, demonstrando sangue frio e teve calma para realizar todas as suas obrigações...
E eu perguntei, e respondi: Sabe por que? Porque ele estava no banheiro e quando chegou ao local, sequer sabia o que estava acontecendo...
O responsável emudeceu e baixou a cabeça. Afinal, estava feito.
Todos temos direito a uma opinião, mas daí a jogar pedras, ou se achar o dono da verdade, há uma enorme diferença!
Toda história tem três versões: a sua, a minha e a verdadeira...

Nenhum comentário:

Postar um comentário