segunda-feira, 17 de abril de 2017

A parte de cada um...


Ontem a noite, assistindo ao programa Fantástico, na tv, me deparei com uma reportagem que mostrou, entre outra coisas, a "viagem" e os cuidados com o QAV, o combustível dos aviões comerciais no mundo.
Mostraram a armazenagem existente na cidade de Gent, na Bélgica, onde por enorme coincidência estive mês passado e tive a oportunidade de ver a tancagem, ainda que pela janela do trem e explicaram superficialmente o caminho do combustível, da produção até os aviões.
A grande maioria das pessoas não tem a menor noção do que se passa e de tudo o que está envolvido nessas operações
Falaram sobre 300 mil caminhões por ano para abastecer os aeroportos europeu e das exigências de qualidade, citando a obrigatoriedade de zero presença de água, para evitar consequências catastróficas...
E será que as pessoas se dão conta de que o Brasil é maior do que a Europa e, com suas peculiaridades, coloca enormes dificuldades à produção, transporte e armazenagem de combustíveis?
Será que as pessoas se dão conta de que existem regiões no extremo norte do país aonde o combustível chega de balsa e o nível dos rios só permite isso durante 6 meses do ano?
E será que as pessoas sabem que a grande umidade do ar em várias regiões do país, principalmente naquelas onde o produto tem que ficar longamente armazenado, já é o suficiente para gerar água no combustível, com todas as suas consequências?
Postei um comentário sobre o programa, na time line do meu perfil na rede social, destacando meu orgulho por ter feito parte desse esquema de trabalho, na qualidade de coordenador e que o país e a Petrobras podem ser sérios sim e, para minha surpresa e alegria, várias pessoas deram valor, comentaram, curtiram e compartilharam minha declaração de emoção e orgulho.
Temos um dos melhores combustíveis de aviação do mundo, reconhecido internacionalmente e que não representa risco à navegação aérea. Em outros países já ocorreram acidentes aéreos por conta do combustível...
Aqui, link para a reportagem de ontem:  https://globoplay.globo.com/v/5806043/

Nem tudo está perdido e nós podemos fazer a diferença.
O Brasil e suas empresas, sabem sim ser sérios quando é preciso!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário