terça-feira, 15 de novembro de 2011

Feriado da República

Ei, alguém lembrou que hoje é o dia em que se comemora a proclamação da república?
Tô duvidando...
Bom, eu aproveitei pra curtir minha casa, meu cão... recebi até uma indicação de uma, pelo que vi, promissora escritora. Aliás, em breve comento o que estou lendo: Lá onde os tigres se sentem em casa, de Jean-Marte Blas de Roblès. Até aqui, ótimo. Estou levando em viagem comigo. Rio Grande do Norte amanhã.
Mas, voltando ao tema, dia da proclamação da república:

A República (do latim res publica, "coisa pública") é uma forma de governo na qual o chefe do Estado é eleito pelos cidadãos ou seus representantes, tendo a sua chefia uma duração limitada.[1] A eleição do chefe de Estado, por regra chamado presidente da república, é normalmente realizada através do voto livre e secreto. Dependendo do sistema de governo, o presidente da república pode ou não acumular o poder executivo.
(Wikipédia)


Acho que está mais do que hora de aprendermos a eleger nossos representantes, mas de que forma, se pra eleger corretamente, temos que ter doses de boa educação, base cultural, formação...
É um ciclo vicioso, os governantes não dão estudo e a falta de estudo nos dá maus governantes. Como sair dele?
Talvez fazendo uma passeata... Uma greve geral... Não!
A solução, creio, é cada um que tem consciência fazer sua parte. Entre todos os que utilizam a internet, por exemplo, sei que existem muitos que tem condições de fazer a diferença. Então, por favor, façam a sua parte.
Eu estou fazendo a minha.
E até breve, porque estou saindo em viagem. A trabalho...

Nenhum comentário:

Postar um comentário