terça-feira, 10 de julho de 2012

Viajar de avião: o barato que sai caro


Viajo bastante. Tanto a trabalho, quanto a passeio. Só no programa de fidelidade da TAM, já somei mais de meio milhão de pontos e fui categoria vermelho por vários anos, sem contar a Varig/Gol/Webjet e a Azul.
Hoje mesmo, fui, pela manhã, a São Paulo para uma reunião e voltei a tarde.

A introdução foi pra contar sobre o quanto fiquei estarrecido esta semana, ao programar uma viagem para Macapá, a trabalho.
Bem, solicitam minha presença lá no norte do país, a fim de investigar algumas questões relativas a qualidade de produto e me programei para viajar para lá no próximo dia 16 de julho, porém, qual não foi minha surpresa ao checar horários e preços dos vôos, ontem. Pela TAM, um vôo do Galeão para Macapá, no dia 16, retornando dia 19, ficava em quase 8 mil reais, podendo chegar, hoje, a quase 10 mil reais!!!!! E que um bilhete de ida e volta para Paris, pela mesma TAM, sairia por menos de 6 mil reais...
Acreditem, por mais irreal que pareça. A região norte, que necessita muito do transporte aéreo, tem, além dos piores vôos, porque não aparece, portanto, não "dá ibope", os mais caros.
O engraçado é que uns dias atrás, deu nos jornais que o quilometro voado, no Brasil, baixou novamente de preço...
Bem, voltando ao vôo para Macapá, existe preço menor, sim, em outra companhia. Mas com você tendo direito apenas a água e "meio assento" na poltrona, em cerca de 13 horas de viagem, com duas conexões. Ainda assim, não fica por menos de 4 mil reais.
Absurdo, inacreditável e tudo o mais que se possa pensar e dizer.
Claro que, mesmo a viagem sendo a trabalho e com a companhia em que trabalho pagando, adiei-a para um momento melhor, até porque creio ter noção de valores e perceber o que é um abuso, quando me defronto com ele.
Desmarquei meus compromissos e expliquei aos meus solicitantes sobre a irrealidade da situação.
E o pior é que, conversando com um amigo sobre a fusão TAM e LAN Chile, a LATAM, soube que ele está na justiça a muito tempo, tentando reaver o dinheiro de uma passagem LAN que ele havia comprado e não utilizou. Pois é, a LAN só aceita devolver o valor na justiça...
Aonde estão os órgãos reguladores? Aonde estão os meios de comunicação, que só sabem mostrar as promoções e não o dia a dia?
Aliás, hoje, voltando de Sampa, o vôo da GOL, atrasou 20 minutos e, ao pousar, arremeteu sem nenhuma explicação dos pilotos, fazendo uma rasante na pista do Santos Dumont e atrasando mais ainda a chegada, além do incidente não divulgado aos passageiros. Há, e após o pouso, foram intermináveis minutos até o desembarque porque o "finger" estava defeituoso...
Essa é a nossa "maravilhosa" infraestrutura aeroviária.
ACORDA BRASIL!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário