quarta-feira, 25 de julho de 2012

Ponte aérea Brasil


Não podia deixar de registrar o ocorrido hoje e porque, sempre que posso, não viajo pela Gol. Afinal, a terrível política de "otimização" dos vôos, é um desrespeito aos passageiros, já que não temos estrutura aérea, no país, para isso. Aliás, semana passada, adiei uma viagem ao Amapá, ao constatar que uma ida e volta, Rio-Macapá, sairia, comprada 7 dias antes, por cerca de 10 mil reais!!! Detalhe: no mesmo dia, uma ida e volta a Paris custava 6 mil reais. Portanto, todos os lugares em um vôo tem seu preço e tudo é calculado...
Bem, tive reunião em São Paulo, hoje e embarquei ontem para lá. Como o aeroporto Santos Dumont ficou fechado das 6 e 30 as 11 horas da manhã, devido ao forte nevoeiro no Rio, meu vôo, marcado para as 14:40 hs, acabou saindo as 17 hs. Fator meteorológico, a empresa aérea diria. Bem, sim. Em tese, mas até aí tudo bem.
Hoje, com retorno marcado, também para as 14:40 hs, ao chegar ao aeroporto de Congonhas, dirigi-me a uma funcionária para perguntar se seria possível adiantar o vôo, já que o anterior ao meu ainda não havia "fechado". Resposta: já fechou sim e o próximo é o seu. Dirigi-me então, ao embarque e ao observar o quadro de partidas leio que o vôo anterior constava como atrasado e o meu como cancelado. Saí do embarque, desci as escadas e voltei ao check in.
- Verdade, senhor. Eu não tinha essa informação e o senhor irá no vôo seguinte ao seu, o das 15:10 hs. Bem, eu viajo o suficiente para saber que esse tipo de cancelamento ocorre porque há poucos passageiros para o horário, então cancelam para "economizar" uma viagem. No passado isso não acontecia e nem por isso as companhias aéreas tinham tantas dificuldades econômicas como em tempos mais recentes. A Varig faliu, sim. Mas por má gestão, isso sim!
Novo check in realizado, com "apenas" 25 minutos de fila e vamos novamente ao embarque. com 10 minutos de atraso, iniciaram o embarque. Todos acomodados e, de repente: ffiiuuuuuu... inhenhenhenehmmm... e o interior da aeronave começa a ficar mais quente, além de silencioso. O comandante avisa que a unidade de alimentação de energia do aeroporto sofreu uma pane e que outra já está sendo providenciada. Pronto! Em menos de 2 minutos já tem "dondoca" dizendo que está passando mal com o calor de, incríveis, 25 graus, no interior do avião! Daí é uma sequência de gente chata levantando, pedindo água, indo ao banheiro. A propósito, tudo em um espaço de tempo de cerca de 5 minutos!
Aí começa o entra e saí da manutenção e os passageiros, numa prova inquestionável de falta de educação, começam a sair do avião, mesmo diante de uma comissária de bordo, que alegava que isso atrasaria mais ainda o vôo. Era o mesmo que falar com portas. Melhor: toupeiras. E havia de tudo. Dos marinheiros de "primeira viagem" aos habitues, cheios de trejeitos, passando pelos engravatados metidos a donos do mundo e sem educação nenhuma... A ventilação foi refeita e, mesmo assim, havia uma rebelião a bordo e a tripulação de cabine deixou clara sua total incompetência para lidar com situações de crise. Total falta de preparo. Entendo agora porque já presenciei, mais de uma vez, em outras ocasiões, a comissária de bordo em pânico, tanto ou mais do que passageiros...
Lá pelas 15:40 hs, o comandante avisou que quando o novo provedor de energia foi ligado, externamente, alguns "componentes" do sistema da aeronave apresentaram falhas e tinha que ser testados. O prazo era indeterminado e quem quisesse, poderia sair da aeronave e "tentar" outro vôo...
Voltamos à sala de embarque e fomos encaminhados ao vôo das 16:10 hs. Todos a bordo e.... falta transferir a bagagem do avião defeituoso...
Encurtando um pouco, portas fechadas as 16:30 hs e vamos decolar... opa! Agora entra em cena o controle aéreo. Quando nossa aeronave se tornou a primeira da fila, para decolar, tivemos que aguardar nada menos do que 5 pouso, durante cerca de 25 minutos!
Finalmente, decolamos rumo ao Rio de Janeiro, as 17:10 hs. Haja paciência com a "falta de tudo", neste país!!!

Resumo da ópera: falta de estrutura aeroportuária, falta de treinamento de pessoal, falta de adequação ao trabalho, falta de controle adequado, falta de regulação séria, falta de educação e conhecimento e falta de seriedade nas pessoas...

Numa frase: Falta de um plano educacional sério e falta de identidade cultural, propiciando um capitalismo selvagem dos mais predatórios.

ACORDA, BRASIL!!!!!

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