sábado, 17 de novembro de 2012

Europa II (VI) - 2012

Dia de tour pela Cidade Eterna!
Direto ao ponto de embarque e... pra quem não sabe, ainda existem bondes em Roma.
Na parte da manhã, o Vaticano. Primeiro o Musei Vaticani.
Uma das vantagens de estar num tour contratado, é que podemos entrar direto, enquanto as outras pessoas tem que aguardar em filas enormes. Aos sábados, chegam a significar 4 horas de demora, para adentrar. Era sexta-feira e a demora na fila era estimada em 2 horas.

Os Jardins do Papa, que podem ser visitados, mediante um outro pagamento, claro...
E começa o deslumbre, dentro dos Palácios Vaticanos. Um conjunto glorioso de edifícios, com inúmeros quartos, salões, museus, galerias, bibliotecas, capelas, corredores, pátios e jardins, ricos de tesouros de todo tipo de arte.









Não há muito o que dizer. É um deslumbre, para onde quer que voltemos o olhar...
Pisos,

peças em mármore, gesso e bronze,
portais,

tetos,

tapeçarias,








altares,




afrescos...



Vejam este piso!!
Os quartos de Raffaello...





Algumas peças da coleção mais "recente", do museu: Renoir, Picasso, Rembrandt.
Fantásticas esculturas e estátuas!



Após os museus, entramos na Capela Sistina, onde é proibido falar, fotografar e filmar. Eu respeitei, muitos não o fazem.
Posso dizer que é indescritível!!! Os afrescos do "escultor" Michelângelo são uma das maravilhas do mundo, obra de um gênio absoluto!!
Michelângelo era "apenas" um escultor, que recebeu a missão de afrescar o teto da Sistina, do Papa Júlio II, convencido por um desafeto do escultor, que desejava vê-lo mal.
Em 800 metros quadrados de área, pintados ao longo de 4 anos, Michelângelo retratou em poesia e beleza, o Gênesis. Ao concluí-lo, os olhos do artista estavam com as órbitas alteradas, ficando permanentemente voltados para cima, pelo tempo trabalhado, deitado, olhando para o alto, sobre andaimes de quase 8 andares de altura...
Para que se tenha uma idéia do que foi o trabalho, a limpeza do teto, feita em tempos modernos, demorou 15 anos, com cerca de 100 pessoas nela trabalhando.
Este ano, no dia 31 de outubro, 9 dias antes desta visita, foram completados 500 anos da sua conclusão.
Foi, ao longo de toda a visita, uma explosão de emoção, sendo impossível, em alguns momentos, pronunciar mais do que duas palavras, sem que as lágrimas começassem a fluir...

Abaixo, reproduzo uma foto do catálogo turístico do Vaticano, para que se tenha uma idéia da explosão artística,
mas, sugiro darem uma olhada neste link, para ter uma noção melhor, em 360 graus:
http://www.vatican.va/various/cappelle/sistina_vr/index.html
E aqui, saindo da Capela Sistina, uma visão da Praça de São Pedro,

entrando, a seguir, na Catedral de São Pedro.
Colossal, belíssima!!!
Aqui, o Baldaquino de Bernini, sobre o Altar Papal...
As cúpulas.

Pude tocar a cruz sagrada, aonde as pessoas fazem pedidos. Também fiz os meus...

a magnífica Pietà, de Michelângelo!!
















Um pouco de água benta sempre faz bem, a quem tem fé.

Meio dia, assistimos a troca da guarda do Vaticano, que ocorre de hora em hora. Pra quem não sabe, o Vaticano é um estado independente e possui cerca de 350 detentores de passaportes Dele.



Praça de São Pedro, ao final da maravilhosa visitação.







Hora do almoço, pausa para uma pasta no SicoMor, incluído no preço do tour. Só por isso mesmo, porque a comida é apenas "comum", já que é uma casa voltada aos turistas, ao final das incursões pelo Vaticano.


Um conselho: só compre nas lojas "oficiais" do Vaticano, se você quiser pagar bem mais, por tudo. Para exemplificar, o guia padrão de Roma e do Vaticano, com fotos e um dvd, custa 15 euros, quando, em qualquer banca ou loja turística na cidade, sai por 9,50 euros...
Após uma confusão digna das piores situações no Brasil, com a agência de turismo responsável pelo tour, envolvendo também 3 casais de norte-americanos, e que gerou um atraso de quase 2 horas, na parte da tarde voltamos, agora guiados, às mais famosas ruínas romanas.

Por dentro do Coliseu!

A cruz em homenagem aos cristãos que aqui morreram. Segundo os romanos, muito menos do que se diz ou pensa, já que a arena era voltada às lutas entre gladiadores e envolvendo animais treinados para esta finalidade.


O Coliseu está praticamente entrando em reformas e que, após concluídas, permitirão a visitação aos dois pisos inferiores, que funcionavam como depósitos, além do piso mais elevado.



Abaixo, uma parte da arena, reconstituída e, em branco, os lugares do imperador e dos mais privilegiados romanos.
Curiosidade: a palavra arena, vem do fato de ser de areia o piso das contendas, a fim de absorver o sangue gerado nas disputas.


Abaixo, visão das ruínas do Foro Romano, de dentro do Coliseu.


Claro que haviam "centuriões" romanos, disponíveis para fotos, mediante uma contribuição...



Já escurecendo, apesar de ainda ser cerca de 4 e meia da tarde, começa a revoada de milhares de aves, gerando belas telas ao entardecer.



Foro di Augusto, na Via Alexandrina,

Foro e Coluna Traiana,


e mais fotos do entardecer, no Foro Romano.


O monumento a Vittorio Emanuelle II, para concluir o tour, num dia de agradáveis 16 graus de temperatura.
Um detalhe é que camelô, em Roma, é pior do que no Brasil. Vendem lenços de "seda", badulaques luminosos e "geléias" que esparramam pelo chão, perturbando demais os turistas. Muitos são invasivos e chateiam o tempo todo. Bem, eles estão sempre alertas, para fugir do "rapa"...
Para finalizar o dia, uma deliciosa pizza, no L'Esquillino, onde, agora os vendedores de flores, perturbam o tempo todo nas mesas, com um bom vinho nacional, para aquecer a noite de 6 graus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário