sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Meritocracia

Meritocracia (do latim meritu, mérito e cracia, poder) é um sistema de governo ou outra organização que considera o mérito (aptidão) a razão para se atingir determinada posição. Em sentido mais amplo, pode ser considerada uma ideologia. As posições hierárquicas são conquistadas, em tese, com base no merecimento e entre os valores associados estão educação, moral, aptidão específica para determinada atividade.
(Wikipédia)


As empresas têm exigido, cada vez mais e acertadamente, que os candidatos de seus processos seletivos tenham um melhor nível de instrução e capacitação e têm conseguido boas contratações. Mas a maioria delas não consegue reter os talentos que contratam. Os profissionais que têm melhor nível de instrução têm também um melhor nível intelectual, de informação e de compreensão das coisas; outra visão de mundo e aspiram metas mais ousadas e melhor qualidade de vida e trabalho. O grande desafio passa a ser então a retenção dessa mão de obra mais bem preparada e tão desejada.
Esses profissionais são mais difíceis de reter do que de atrair. Eles não permanecem por muito tempo em empresas onde o estilo de liderança não permita a criatividade e o desenvolvimento pessoal. Onde o ambiente de trabalho não seja saudável e motivador e onde os colegas não correspondam às suas expectativas de convívio profissional.
Pesquisas revelam que a produtividade de um funcionário motivado chega a ser até 30% superior a de um colega sem motivação. Aqueles que foram motivados e estimulados com premiações através de recompensa tiveram rendimento 30% maior do que aqueles que não tiveram recompensas.O que encontramos com certa freqüência no meio empresarial é a desmotivação causada por falta ou inadequação dos Programas de Reconhecimento e Avaliação de Performance dos funcionários, e isto é válido para empresas de micro à grande porte.


Hoje tive a prova definitiva do quanto a meritocracia nada vale em nossa cultura. Permanece, mais forte do que nunca, o corporativismo negativo, que faz com que as organizações, de um modo geral, prossigam numa  marcha que mantém o país atrás dos demais países emergentes, com o custo Brasil pesando cada vez mais...
Basta dizer que o corporativismo é um sistema político que atingiu seu completo desenvolvimento teórico e prático na Itália fascista.

E, essencialmente, meritocracia é uma conquista, alcançada através de sólidas políticas de RH, associadas à liderança ética e a um saudável clima organizacional. Se lembrarmos que uma organização é uma comunidade de pessoas e estas têm sentimentos e percepções, quando o sistema recompensa os relapsos, os aplicados percebem, e agem.

Agora, realmente, dou graças ao fato de meu filho não ter se interessado em prestar concurso para nenhuma grande empresa, se auto valorizando e hoje, aos 25 anos, está valorizado e disputado no mercado em que atua.

Ainda bem que posso me retirar desse corporativismo danoso em cerca de 1 ano e meio, pois tive a certeza de que sou mais valorizado pelo mercado, do que pela empresa onde trabalho a 30 anos...!
E, ao contrário de muitas pessoas, em sua forma de analisar o trabalho alheio, poderei me retirar com a consciência tranquila.
Afinal, o que salvará o mundo não são boas intenções ou "amizade" e sim competência e mérito!

Um comentário:

  1. É.... complicado. Eu escrevi algo também na semana passada, mas fui um pouco mais agressivo. Você é um gentleman.

    ResponderExcluir