domingo, 23 de setembro de 2012

Marnie, confissões de uma ladra


Baseado no livro de Winston Graham, é mais um fascinante filme de Alfred Hitchcock.  Partindo de um roteiro bem elaborado, que mistura roubo, mentiras, mistério, crime, disfunção sexual e outros distúrbios de origem psicológica, ele constrói a história de uma ladra compulsiva que se dedicou a abrir cofres das empresas para as quais trabalhava.
Além do ótimo trabalho de Hitchcock, que, como de praxe, aparece logo no início, saindo de um quarto de hotel, o filme apresenta um roteiro consistentemente bom, uma deliciosa trilha sonora e ótimas atuações de todo o elenco.
Tippi Hedren, no papel da cleptomaníaca Marnie, está perfeita.  É interessante verificar que sua personagem não é vista como a vilã do filme, a mulher que rouba milhares de dólares, e sim como uma pessoa que precisa ajuda por ser fruto de um trauma sofrido na infância.  É o segundo filme seu e ela repete a ótima atuação de "Os Pássaros", também do mestre.  Sean Connery está ótimo como Mark Rutland, o homem que toma para si a responsabilidade de libertar Marnie de seu passado sofrido.  Merecem destaque também, as atuações de Louise Latham, no papel da mãe de Marnie, Alan Napier, como o pai de Mark, e de Diane Baker, como sua cunhada.

Não é exatamente uma obra prima de Hitchcock, mas é um filmão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário