segunda-feira, 5 de março de 2012

Cidadania e civilidade

Resido em um condomínio de casas, pequeno para os padrões da região e, por isso mesmo, considerado mais fácil de ser administrado. Pois bem, no final de semana que passou, descobri, de repente, que meu reservatório de água, de mais de 35 mil litros de capacidade, estava vazio. Atrás de informações, soube que desde a semana anterior a pressão e o tempo de entrada da água, oriunda da rede pública, estavam reduzidas. Alguém avisou? A administração se "dignou" a informar algum morador? Não!
Ao ser informado pelos funcionários de que existia uma bomba de recalque que, no passado, impedia que isso ocorresse, alimentando até as caixas das casa mais altas, liguei para a síndica para ser esclarecido a respeito. Pasmem, fui tratado com grosseria por gente que não aceita sequer que lhes seja perguntado algo!
É triste... As pessoas desaprenderam noções básicas de cidadania e civilidade e, claro, a educação se reduz bastante, ou até mesmo, deixa de existir. E olhem que eu estava falando com pessoa possuidora de um bom nível educacional, profissional, bem além da hora de se ter maturidade e que, no dia a dia, seria considerada "distinta"...

Civilidade é o conjunto de formalidades, observadas pelos cidadãos em sinal de respeito mútuo e consideração. Portanto, polidez, urbanidade, delicadeza, cortesia, são códigos de ouro para uma boa educação e boa convivência. Conceitos de civilidade, cidadania e educação deve ser consciência viva de cada um, só assim poderemos pensar em cidadania de forma mais ampla.
Para falar um pouco de números, estudos da Universidade Johns Hopkins, USA, calcularam o custo da falta de civilidade para os norte americanos e chegaram à cifra de 30 bilhões de dólares. E no Brasil, quanto seria?
No condomínio em que resido significou um aumento de despesas 3 vezes superior a inflação anual do país e com a prestação de serviços totalmente deteriorada.
Percebam que são as mesmas pessoas que reclamam diariamente da gestão da coisa pública, dos políticos, que fazem isto.
E são as mesmas pessoas que os elegem...
Interessante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário