segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Cãopanheiro...

No dia 14 de novembro de 2014 eu publiquei no meu facebook o seguinte texto:

"Há não muito tempo, alguém me perguntou:
Você deixa de fazer coisas por não ter com quem deixar seu cachorro?
Sorri, porque esse alguém apenas não entende o que é: - apenas um cão
De vez em quando escuto alguém dizer: " Para com isso! É apenas um cão!"
Ou então: " Mas é muito dinheiro para se gastar com ele... é apenas um cão!"
Estas pessoas não sabem do caminho percorrido, do tempo gasto ou dos custos que significam "apenas um cão".
Muitos de meus melhores momentos me foram trazidos por "apenas um cão". Por muitas vezes, a minha única companhia era "apenas um cão"
Muitas de minhas tristezas foram amenizadas por "apenas um cão". E nos dias mais sombrios, o toque de "apenas um cão" me deu forças para seguir em frente.
E se você é daqueles que pensam que ele é "apenas um cão", você também deve entender as expressões "apenas um amigo", "apenas um sol", "apenas uma promessa"...
"Apenas um cão" deu a minha vida a verdadeira essência da amizade, da confiança e da felicidade.
"Apenas um cão" faz aflorar compaixão e a paciência , que fazem de mim, uma pessoa melhor.
Porque para mim e para pessoas como eu, não se trata de "apenas um cão", mas da incorporação de todos os sonhos e da esperança do futuro. Das lembranças afetuosas do passado; da pura felicidade do momento presente.
"Apenas um cão" faz brotar o que há de bom em mim e dissolve meus pensamentos e as preocupações do meu dia.
Eu espero que algum dia , as pessoas entendam que não é "apenas um cão" , mas aquilo que me torna mais humano e permite que eu não seja "apenas um homem".
Então, da próxima vez em que você escutar a frase
"é apenas um cão", apenas sorria para essas pessoas porque elas apenas não entendem."


Dizem, e eu acredito nisso, que alguns seres vêm a este mundo para cumprir uma missão e, cumprida, seguem em frente.
No dia 22 de abril de 2010 veio ao mundo uma "pessoinha", dona de um gigantismo impressionante e que mudaria a minha vida definitivamente.

Recebi-o em casa no dia 03 de julho do mesmo ano e tendo cerca de 2 meses e meio de vida, assustado e "investigando" sua nova área, logo caiu na piscina e ainda bem que eu estava próximo e pude salvá-lo... rs

Poucos dias depois, levei-o àquela que viria a ser veterinária dele para uma primeira consulta e, em seguida um bom banho. As filhas da veterinária adoraram o figurinha e brincavam sem parar com ele... rs
Nas semanas que se seguiram, cavar buracos em meu jardim tornou-se sua diversão predileta. Imediatamente mandei fazer um portãozinho isolando a área da piscina e construir um canil.
O tempo foi passando e como ele ficava sozinho o dia todo, enquanto eu saia para trabalhar, os estragos forma aumentando. Uma porta e respectivo batente roídos, uma coluna de alvenaria esburacada, mais buracos no jardim. Troquei a porta e os batentes, mandei retocar a alvenaria, dei um jeito no jardim, porque, a euforia e o carinho dele quando eu chegava em casa, compensavam qualquer coisa e eu lamentava não ter mais tempo para ele, após receber um verdadeiro abraço com as patas da frente, em pé sobre as de trás.

Minhas viagens a trabalho aumentavam cada vez mais e a veterinária passou a ficar com ele quando eu me ausentava. Claro, a veterinária havia virado amiga, namorada...

Quando, em 2014, sofri um grande susto, ficando hospitalizado e tendo quase morrido, a "pessoinha" chegou a parar de se alimentar, me esperando. E após ter ficado sem voz, devido a traqueostomia, recuperei-a tentando falar com ele. Saímos até nos jornais, por isso e viramos globais, inclusive.
Olha só neste link...  Jornal Hoje
A veterinária e namorada virou noiva, após ter cuidado dele e, principalmente de mim. Em 2015, o casamento, com a presença dele, claro, uma casa com família, a minha aposentadoria, permitindo mais tempo pra ele e também uma nova "pessoinha" agregada.
Bem a "pessoinha" objeto deste texto, virou um "pessoão", bravo e atento vigilante da casa e precisou até ser castrado, para conter seu instinto protetor.
Pois é, meu cãopanheiro cumpriu sua missão!!
Me aproximou de quem eu precisava, meu deu mais uma família, me velou, cuidou da nossa casa e esteve sempre ao meu lado.
Hoje, percebendo que ele não estava bem e que algo havia de errado, o levamos para atendimento médico e descobrimos que, com apenas seis anos e meio de vida, um terrível e enorme tumor havia tomado conta do seu fígado. Havia rompido e ele sofreu grande hemorragia. Transfusão de sangue e...
Voltando pra casa, recebi o presente de Natal dele. Um colchonete para proteger seus cotovelos do chão do canil. Infelizmente, o presente chegou quando eu retornava, após ter me despedido dele pela última vez...
Fica aqui seu último olhar, antes de virar estrela no céu...

Acho que ele cumpriu sua missão. Me deu uma família, cuidou da casa quando eu não estava, me velou e aguardou quando eu estava doente, me ajudou a voltar a falar, foi o cãopanheiro que sempre sonhei...

... A noite está estrelada, pela primeira vez em mais de uma semana e a estrela mais brilhante é você, meu eterno cãopanheiro...
Ele cumpriu sua missão e foi chamado de volta. Em plena semana de Natal, para nossa tristeza, porém deixando a família que ele aproximou, unida...
Descanse em paz meu anjo da guarda de quatro patas.
Nossa casa (sim, é sua também, claro), nunca mais será a mesma, porque perdeu a sua alegria e o seu carinho...
Você será lembrado sempre!!
Descanse em paz, Conam...

2 comentários:

  1. Amigo, lembrei-me dele ontem mesmo, ao visitar um amigo que se recupera na Placi!!! Mostrei a reportagem do Extra à esposa dele, fui visitar o Solar aonde Conan ia te visitar para recuperar a sua vida! Que peninha!! E tão jovem.... nem 40 anos de idade equivalente... Que peninha!!! Estou muito, muito triste mesmo!!!! Beijo na Monique!!!
    Muita força pra vocês dois!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela atenção e pelo carinho, mais uma vez, meu amigo.

      Excluir