quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Mensagem de Boas Festas!

Caríssimas e Caríssimos,

2011 está terminando.
Foi um ano de muito trabalho, muito stress, mas muito prazer pessoal também, agora na Logística/Qualidade, sempre com a certeza de que "tudo vale a pena, quando a alma não é pequena".
Este ano, a "historinha" para reflexão que trago, muitos talvez já conheçam, porque circulou pela internet:

Em 2010, o jornal Washington Post realizou uma experiência numa estação do metrô de Nova York. Tudo foi gravado em vídeo e está disponível no YouTube. Após a experiência o resultado se tornou matéria de capa no jornal e foi amplamente debatida por especialistas, rendendo um prêmio Pulitzer ao jornal.
O sujeito desce na estação do metrô, vestindo jeans, camiseta e boné, encosta-se próximo a entrada, tira o violino da caixa e começa a tocar com entusiasmo para a multidão que passa, bem na hora do rush matinal. Mesmo assim, durante os 45 minutos em que tocou, foi praticamente ignorado pelos passantes. Ninguém sabia, mas o músico era Joshua Bell, um dos maiores violinistas do mundo, executando peças musicais consagradas num instrumento raríssimo, um Stradivarius de 1713, estimado em mais de 3 milhões de dólares. Alguns dias antes Bell havia tocado no Symphony Hall de Boston, onde os melhores lugares custaram 1.000 dólares. A experiência mostra homens e mulheres de andar ligeiro, copo de café na mão, celular no ouvido, crachá balançando no pescoço, indiferentes ao som do violino. A iniciativa realizada pelo jornal era a de lançar um debate sobre valor, contexto e arte.
A conclusão: estamos acostumados a dar valor às coisas quando estão num contexto. Bell era uma obra de arte sem moldura. Um artefato de luxo sem etiqueta de grife. Esse é um exemplo daquelas tantas situações que acontecem em nossa vida que são únicas, singulares, e a que não damos a menor bola porque não vêm com a etiqueta de seu preço. O que tem valor real para nós, independentemente de marcas, preços e grifes? É o que o mercado diz que você deve ter, sentir, vestir ou ser? Essa experiência mostra como, na sociedade em que vivemos, nossos sentimentos e nossa apreciação de beleza são manipulados pelo mercado, pela mídia e pelas instituições que detém o poder financeiro. Mostra-nos como estamos condicionados a nos mover quando estamos no meio do rebanho ou, a “massa humana”.
Afinal, o que tem valor real para nós, independentemente de marcas, preços e grifes? É o que o mercado diz que podemos ter, sentir, vestir ou ser? Será que os nossos sentimentos e a nossa apreciação de beleza são manipulados pelo mercado, pela mídia e pelas instituições que detêm o poder financeiro? Será que estamos valorizando somente aquilo que está com etiqueta de preço?
Uma empresa de cartões de crédito vem investindo, há algum tempo, em propaganda onde, depois de mostrar vários itens, com seus respectivos preços, apresenta uma cena de afeto, de alegria e informa: Não tem preço.
E é isso que precisamos aprender a valorizar. Aquilo que não tem preço, porque não se compra. Não se compra a amizade, o amor, a afeição. Não se compra carinho, dedicação, abraços e beijos. Não se compra raio de sol, nem gotas de chuva. Usufruamos dos momentos de ternura que os amores nos ofertam, intensamente, entendendo que sempre a manifestação do afeto é única, extraordinária, especial.
Fiquemos mais atentos ao que nos cerca, sejamos gratos pelo que nos é ofertado e sejamos felizes, desde hoje, enquanto o dia nos sorri e o sol despeja luz em nosso coração, apaixonado pela vida.

Pra terminar, uma historinha que postei em meu blog e que repercutiu bastante entre os seguidores: A fábula do porco-espinho.

Durante a era glacial, muitos animais morriam por causa do frio.
Os porcos-espinho, percebendo a situação, resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente, mas os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que ofereciam mais calor. Por isso decidiram se afastar uns dos outros e começaram de novo a morrer congelados. Então precisaram fazer uma escolha: ou desapareciam da Terra ou aceitavam os espinhos dos companheiros.
Com sabedoria, decidiram voltar a ficar juntos.
Aprenderam a conviver com as pequenas feridas que a relação com uma pessoa muito próxima podia causar, já que o mais importante era o calor do outro. E assim sobreviveram.
Moral da História:

O melhor relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro, e admirar suas qualidades.

Muito obrigado a todos com quem tive o privilégio de conviver mais 365 dias e não esqueça:

"O melhor uso da vida consiste em gastá-la por alguma coisa que dure mais que a própria vida." (William James)

Um lindo Natal e um maravilhoso 2012!!!
 

Um comentário:

  1. Linda e emocionante postagem!!! As pessoas são mais felizes quando permitem que sua pdde individual aflore,e não quando se adaptam a imagens determinadas pela cultura. Vc é uma pessoa,não um estereótipo. Jamais podemos trocar princípios por objetivos. Se não mantivermos nossos princípios éticos, não conseguiremos alcançar a satisfação. Portanto...escolham suas comparações com sabedoria. Muitas felicidades e realizacões em nossas vidas!!! Abraços com admiração. Cris.

    ResponderExcluir