quarta-feira, 17 de julho de 2013

Salvem os homens!

O Dia do Homem passou e muitas, mas muitas mulheres, mesmo, perceberam que nós também gostamos de carinho, atenção e cuidados.
As mulheres precisam ser valorizadas, sim. Mas, geralmente, não se dão conta de que não valorizam quem está ao seu lado. Num mundo em que pré adolescentes dizem frases tipo: "Cansei de correr atrás", e profissionais, algumas com elevado nível educacional, constantemente demonstram desequilíbrio emocional e não tem idéia do que fazer numa relação a dois, só mesmo uma grande mulher, pra escrever um texto como este...

FALANDO DOS HOMENS

Minha Amiga, se Você acha que Homem dá muito trabalho, case-se com uma Mulher e aí Você vai ver o que é Mau Humor! 
O modo de vida, os novos costumes e o desrespeito à natureza tem afetado a sobrevivência de vários seres e entre os mais ameaçados está o macho da espécie humana.
Tive apenas 1 exemplar em casa, que mantive com muito zelo e dedi-cação num casamento que durou 56 anos de muito amor e com-panheirismo, (1952-2008) mas, na verdade, acredito que era ele quem também me mantinha firme no relacionamento.
Portanto, por uma questão de auto-sobrevivência, lanço a campanha 'Salvem os Homens!'
Tomem aqui os meus poucos conhecimentos em fisiologia da mascu-linidade a fim de se preservar os raros e preciosos exemplares que ainda restam.

1. Habitat
Homem não pode ser mantido em cativeiro. Se for engaiolado, fugirá ou morrerá por dentro. Não há corrente que os prenda e os que se submetem à jaula perdem o seu DNA.
Você jamais terá a posse ou a propriedade de um homem, o que vai prendê-lo a você é uma linha frágil que precisa ser reforçada, diaria-mente, com dedicação, atenção, carinho e amor.

2. Alimentação correta
Ninguém vive de vento. Homem vive de carinho, comida e bebida. Dê-lhe em abundância. É coisa de homem, sim, e se ele não receber de você vai pegar de outra.
Beijos matinais e um 'eu te amo’ no café da manhã os mantém viço-sos, felizes e realizados durante todo o dia. Um abraço diário é como a água para as samambaias. Não o deixe desidratar.
Pelo menos uma vez por mês é necessário, senão obrigatório, servir um prato especial. Portanto, não se faça de dondoca preguiçosa e fresca. Homem não gosta disso. Ele precisa de companheira autêntica, forte e resolutiva.

3. Carinho
Também faz parte de seu cardápio – homem mal tratado fica vulne-rável a rapidamente interessar-se na rua por quem o trata melhor. Se você quer ter a fidelidade e dedicação de um companheiro completo, trate-o muito bem, caso contrário outra o fará e você só saberá quando não houver mais volta.

4. Respeite a natureza
Você não suporta trabalho em casa? Cerveja? Futebol? Pescaria? Amigos? Liberdade? Carros? Case-se com uma Mulher.
Homens são folgados. Desarrumam tudo. São durões. Não gostam de telefones. Odeiam discutir a relação. Odeiam shoppings. Enfim, se quiser viver com um homem, prepare-se para isso.

5. Não anule sua origem
O homem sempre foi o macho provedor da família, portanto é típico valorizar negócios, trabalho, dinheiro, finanças, investimentos, empre-endimentos. Entenda tudo isso e apoie.

6. Cérebro masculino não é um mito
Por insegurança, a maioria dos homens prefere não acreditar na existência do cérebro feminino. Por isso, procuram aquelas que fingem não possuí-lo (e algumas realmente não possuem! Também, 7 bilhões de neurônios a menos!).
Então, aguente mais essa: mulher sem cérebro não é mulher, mas um mero objeto de decoração.
Se você se cansou de colecionar amigos gays e homossexuais deli-cados, tente se relacionar com um homem de verdade.
Alguns vão lhe mostrar que têm mais massa cinzenta do que você. Não fuja desses, aprenda com eles e cresça. E não se preocupe, ao con-trário do que ocorre com as mulheres, a inteligência não funciona como repelente para os homens.

7. Não faça sombra sobre ele 
Se você quiser ser uma grande mulher tenha um grande homem ao seu lado, nunca atrás. Assim, quando ele brilhar, você vai pegar um bronzeado. Porém, se ele estiver atrás, você vai levar um pé-na-bunda.
Aceite: homens também têm luz própria e não dependem de nós para brilhar. A mulher sábia alimenta os potenciais do parceiro e os utiliza para motivar os próprios. Ela sabe. que, preservando e cultivando o seu homem, estará salvando a si mesma.

E, Minha Amiga, se Você acha que Homem dá muito trabalho, case-se com uma Mulher e aí Você vai ver o que é Mau Humor!
Só tem homem bom quem sabe fazê-lo ser bom! Eu fiz a minha parte, por isso meu casamento foi muito bom e consegui fazer o Fernando muito feliz até o último momento de um enfisema que o levou de mim. Eu fui uma grande mulher ao lado dele, sempre.
Com carinho,

Fernanda Montenegro.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Dia Internacional do Homem


O Dia Internacional do Homem é um evento internacional celebrado em 19 de Novembro de cada ano.
As comemorações foram iniciadas em 1999 pelo Dr. Jerome Teelucksingh em Trinidad e Tobago, apoiadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e vários grupos de defesa dos direitos masculinos da América do Norte, Europa, África e Ásia.
No Brasil, desde 1992, o Dia do Homem é comemorado em 15 de Julho, por iniciativa da Ordem Nacional dos Escritores. Um dos co-fundadores, Edson Marques, pretende que se altere o nome para Dia do Homem Livre.
A diretora da Secretaria de Mulheres e Cultura de Paz da UNESCO, Ingeborg Breines, disse que a criação da data é "uma excelente idéia para equilibrar os gêneros".
Os objetivos principais do Dia Internacional do Homem são melhorar a saúde dos homens (especialmente dos mais jovens), melhorar a relação e promover a igualdade entre os gêneros, além de destacar papéis positivos de homens. É uma ocasião em que homens se reúnem para combater o sexismo e, ao mesmo tempo, celebrar suas conquistas e contribuições na comunidade, na famílias e no casamento, e na criação dos filhos.
A data é celebrada em Trinidad e Tobago, Jamaica, Austrália, Índia, Itália, Estados Unidos, Nova Zelândia, Brasil, Moldávia, Haiti, São Cristóvão e Nevis, Portugal, Singapura, Malta, África do Sul, Gana, Botswana, Angola, Zimbabwe, Croácia, Uganda, Chile, Hungria, Irlanda, Peru, Canadá, China, Vietnã, Paquistão, Dinamarca, Suécia, Noruega, Guiana, Holanda, Bélgica, Geórgia, Argentina, México, Alemanha, Áustria, Finlândia, Espanha, França e Reino Unido.
De acordo com os criadores do Dia Internacional do Homem, os homens devem denunciar a discriminação que sofrem em áreas como educação, saúde, família, direito, mídia, entre outras, projetando uma imagem positiva de si mesmos na sociedade e destacando suas contribuições.
O Dia Internacional do Homem é celebrado com seminários públicos, atividades escolares, programas de rádio e televisão, passeatas e marchas pacíficas, debates e mostras de arte.
Os pioneiros da data querem destacar as experiências masculinas na sociedade. Cada ano a celebração foca um tema diferente como, por exemplo, Ano da Saúde Masculina (2002) e Ano do Perdão e da Cura (2007).
A idéia é:
- Promover modelos masculinos positivos, não apenas de estrelas do cinema ou esportes, mas de homens do dia-a-dia cujas vidas são decentes e honestas;
- Comemorar as contribuições masculinas positivas para a sociedade, comunidade, família, casamento, guarda de crianças e meio ambiente;
- Concentrar sobre a saúde do homem e seu bem estar: social, emocional, físico e espiritual;
- Destacar a discriminação profissional contra os homens nas áreas de serviços sociais, nas atitudes e expectativas sociais e no direito;
- Melhorar as relações de gênero e promover a igualdade de gênero;
- Criar um mundo melhor, onde as pessoas possam se sentir seguras e crescer para alcançar seu pleno potencial.
(Wikipédia, com correções ortográficas... rs)

Bem, existem coisas que só nós homens podemos fazer.
E não estou falando sobre trocar a lâmpada, abrir tampas ou matar baratas... Estou falando sobre saber fazer uma mulher feliz. Ser completo! Brincar com seus filhos e torná-los tão homens quanto você.  Falar sobre besteiras, ter o espírito de moleque que às vezes o jeito feminino não permite... Saber o jeito certo de abraçar, a forma correta de beijar e de secar lágrimas, também...  Ser o homem durão e cochilar com um bebê no peito...
Ser homem é fácil. Difícil é ser um homem de verdade.
Parabéns pelo dia, a todos os homens de verdade!
E, nada de descuidos com a saúde.

terça-feira, 9 de julho de 2013

Para alguém, muito, especial!

Nestes últimos dias dediquei-me, após meu expediente remunerado, a acolher e encaixar em minha casa, as lembranças trazidas por um caminhão de mudanças, de minha terra natal, diretamente do apartamento de meus pais.
São lembranças de três gerações de uma família, lembranças de várias vidas, lembranças da minha vida...
O que, no início, foi cansativo, transformou-se em pura emoção. Fotos, cartas, bilhetes, peças de decoração, cristais, quadros, vasos, livros, fragmentos que, unidos significam ligações, vida, amor.
Ao desembalar a última caixa, aquela que eu, imaginando não possuir peças decorativas, deixei para o fim, fui tomado por uma grande emoção. Lágrimas de alegria e saudade, e me dei conta de que estava diante das memórias de muitas almas, e daquele que foi a peça de ligação, o fio da meada de toda uma família: meu pai.
De repente, percebi que hoje, 9 de julho, faz 15 anos que ele partiu deste plano e que a falta que sua presença física faz é incrível, mesmo tanto tempo depois.
A pessoa que jamais soube me ensinar a "levar vantagem em tudo", que dizia que o homem precisa de trabalho e de um teto e, como prazer, poder prover à sua família, algum lazer e uma convivência feliz.
Num mundo, cada vez mais, desprovido de convivência de fato, onde muitos pais de família tem desejos de ostentação, pecando  por orgulho e soberba e sendo incapazes de transmitir serenidade e, como consequência, a alegria através de "pequenas" coisas, ele mantinha a célula una. Nos bons e nos não tão bons momentos.
Deparar-me com os diplomas, na forma de placas de agradecimento, citações em jornais e internet, homenagens que recebeu em cada coisa ou atividade em que se empenhou em seus 65 anos de vida terrena, os troféus pelos cuidados com todos os animais que criou ao longo da vida, com tanto carinho. Peixes, pássaros, cães... Os projetos guardados em sua última pasta de trabalho, as maquetes dos equipamentos de que tanto gostava, confeccionadas a mão, com minúcias de artesão apaixonado, as apostilas, também feitas a mão, para ministrar suas aulas de química, mesmo sem nunca ter sido bacharel. A placa de operário padrão, as mensagens de seus alunos emocionados, quando da sua partida...
Tudo isso foi e sempre será um grande orgulho pra mim.
Alguns dos teus livros e uma pequena amostra do teu prazer no trabalho, estão agora na minha estante...

Que alegria ter tido um pai que não me ensinou a jogar na loteria, me ensinou a trabalhar.
Que alegria ter tido um pai que não me ensinou que trabalho vêm antes do prazer, mas, sim, que devemos fazer do trabalho um prazer.
Que alegria ter tido um pai que não me ensinou a alegria das comemorações fáceis, mas o valor da família.
Que alegria ter tido um pai que não me ensinou a ser feliz de qualquer forma, mas a ser feliz valorizando e respeitando tudo e todos a minha volta, sentindo a felicidade em cada pulso de vida, e entendendo que direitos exigem deveres.
Que alegria não ter tido um pai de riso fácil, mas que me ensinou que só os seres racionais conseguem rir de si próprio...
Amar seu pai muitos amam. É natural, faz parte da vida.
Ter orgulho dele, não é para todos.
Mais uma ano completado sem você. Mais um ano vivendo segundo os preceitos que você me transmitiu...
Saiba que a maior alegria que tenho na vida, é a de ter sido seu filho. Tenho muito orgulho de ti, pai!
Pai, agradeço a você por tudo que hoje sou e te ofereço, como presente que sei que tu adoraria, além da chegada, já antes alcançada, ao topo da minha carreira, os reconhecimentos quase diários que recebo e o mérito com o qual acabo de ser agraciado, como profissional sênior.
Se sei o que é ser um homem independente, de caráter e personalidade, foi porque você me fez assim.
Tenho a certeza de que você sabe o quanto sinto tua falta… quanto sinto não ter o meu porto seguro pra onde correr quando sinto medo, sem ter o teu colo pra chorar quando o peito está apertado, cheio de tristezas…
Mas, o que fazer quando a tristeza que expresso é de saudade de você?
Entendo tua partida, afinal, se isso aconteceu foi porque você estava merecendo o seu descanso e a paz. Fez muito!!
Descanso de uma vida cheia de preocupações e muito trabalho. Paz, para quem viveu lutando por ela, por todos ao seu redor.
Sim, porque foi isso que vi a vida inteira. Você trabalhando e, mesmo assim, preocupado se estávamos podendo ser felizes.
Sempre me deu tudo de melhor…
Você foi e sempre será o melhor pai do mundo.
Queria muito te dizer isso hoje, olhando nos teus olhos!
Sei que está me vendo digitar esse texto, e te digo: EU TE AMO, MEU PAI!!

"E o poeta fechou os olhos e sentiu uma paz incomparável, uma ternura, uma angústia.
Nunca havia se sentido assim.
E quando os abriu, estava num lugar lindo, com flores belíssimas...
De repente olhou para o chão. Viu pessoas. Aquelas que sempre estavam ao seu lado.
Ele riu, mas as pessoas choravam.
O poeta havia morrido... Mas para nós que ficamos aqui, não pode haver tristeza. Pois nós temos uma única certeza: “Poetas não morrem jamais!”
Pai, creio que tu estás, neste momento, um pouco mais feliz, ajudando, aí onde estão, a única mulher que amaste, o grande amor da sua vida, sua companheira, minha mãe, falecida um ano e meio atrás...

Pai, 15 anos sem tua presença. 15 anos te sentindo em cada ato da minha vida...