Após mais de dois meses sem me manifestar por aqui (no facebook é mais fácil... rs), estressado pela véspera de um período de férias, registro aqui minha indignação, cada vez mais, com o dia a dia a que somos submetidos e com o que somos obrigados a conviver.
Situação 1: Trânsito.
Ausência de fiscalização, a não ser com o intuito de arrecadar; motoristas de ônibus e vans agindo como criminosos; motoristas de táxi estúpidos e exploradores; motoristas de carros particulares agindo de forma inconsequente e irresponsável; ciclistas imprudentes; pedestres ignorantes.
Resultado: centenas de acidentes sérios, dezenas de vítimas fatais e comprometimento total da circulação nas cidades.
Solução utilizada: aumento de arrecadação.
Situação 2: Transporte de massa.
Ausência de fiscalização, concessionárias preocupadas apenas com a arrecadação, sem realizar investimentos.
Resultado: travessia da baía de Guanabara caótica, trens que descarrilam três vezes numa semana, metrô super lotado, ônibus sem manutenção e em quantidades desiguais e desproporcionais, vans que mais parecem "paus de arara", transportando gente como gado.
Solução utilizada: seguranças para evitar as manifestações de revolta da população.
Situação 3: Consumo.
Um atacadista, Lidador, que promete entregar seu pedido, antecipadamente pago, em três dias e entrega em dez; sites de compras coletivas que te vendem cupons que possuem tantas exigências e limitações, que por si só justificam o desconto que você recebeu.
Resultado: você está pagando por muito, muito menos do que o bem ou serviço custa e não existe almoço de graça;
Solução utilizada: criar mais sites de compras e perpetuar os ganhos, as custas das suas ilusões.
Situação 4: Instituições financeiras.
Uma instituição como o próprio Banco do Brasil, é capaz de cometer um erro de quase 5 mil reais, ao debitar um serviço em duplicidade na sua conta e ainda te cobra juros.
Resultado: perdas de parte da renda da população, sem ter a quem recorrer, a não ser a outra instituição financeira, que te gerará outro tipo de perda. dão tanto lucro que se multiplicam como templos religiosos diversos e você nunca entende pelo que está pagando, sendo obrigado a continuar pagando.
Solução utilizada: nenhuma. Você tem que provar a sua inocência...
Situação 5: Violência.
Leis obsoletas, justiça lenta, cada vez mais, profissionais da jurisprudência sem formação, maioridade apenas aos 18 anos, quando o voto é permitido a partir dos 16.
Resultado: crimes bestiais, por motivos banais, ações e reações baseadas em selvageria.
Solução utilizada: nenhuma. Você é quem tem que ter a sorte de não estar no lugar errado, na hora errada...
Situação 6: Infraestrutura.
Obsoleta, quase inexistente para o atual estágio do país. Faltam hospitais, faltam escolas, faltam obras viárias, faltam ferrovias, faltam portos adequados, faltam aeroportos, falta habitação.
Resultado: tudo o que você leu nas situações acima, agravado pelo aumento da falta de cidadania, em prol da lei do mais forte, da lei de Gérson...
Solução utilizada: Sediar a Copa das Confederações, sediar a Copa do Mundo de Futebol, sediar as Olimpíadas. Há, e permitir um aumentozinho do consumo. Afinal, um chopp é mais barato do que um litro de combustível...
Panem et circenses!
Chega, cansei de escrever!!
As estruturas do país estão podres e não param de ruir, dia após dia. E, acredite, você está caindo junto, animalizando cada vez mais e perdendo todas as noções de respeito e cidadania...
ACORDA, BRASIL!!!