quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

FELIZ ANO NOVO""


A parábola dos talentos

Um homem ao sair de viagem, chamou seus servos e confiou-lhes os seus bens. A um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um, a cada um de acordo com sua capacidade. Em seguida partiu de viagem. O que havia recebido cinco talentos saiu, aplicou-os e ganhou mais cinco. Também o que tinha dois talentos ganhou mais dois. Mas o que tinha recebido um talento saiu, cavou um buraco no chão e escondeu o dinheiro do seu senhor. Depois de muito tempo o senhor deles voltou e acertou contas. O que tinha recebido cinco talentos trouxe os outros cinco e disse: 'O senhor me confiou cinco talentos; veja, eu ganhei mais cinco'. "O senhor respondeu: 'Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor!' Veio também o que tinha recebido dois talentos e disse: 'O senhor me confiou dois talentos; veja, eu ganhei mais dois'. O senhor respondeu: 'Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor!' Por fim, veio o que tinha recebido um talento e disse: 'Eu sabia que o senhor é um homem severo, que colhe onde não plantou e junta onde não semeou. Por isso, tive medo, saí e escondi o seu talento no chão. Veja, aqui está o que pertence ao senhor'. O senhor respondeu: 'Servo mau e negligente! Se você sabia que eu colho onde não plantei e junto onde não semeei, então devia ter confiado meu dinheiro aos banqueiros, para que quando eu voltasse o recebesse de volta com juros. — 'Tirem o talento dele e entreguem-no ao que tem dez`.
Pois a quem tem, mais será dado e terá em grande quantidade. Mas a quem não tem, até o que tem lhe será tirado. E lancem fora o servo inútil, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes'.
- Mateus 25:14-30

A Parábola dos Talentos nos lembra que todos recebem dons ou capacitação para contribuir nesta vida, servindo a Deus e às pessoas. O que fazemos com o talento recebido terá efeitos futuros, quando o que nos foi confiado por Deus for por Ele requerido. Nesta história contada por Jesus, um homem rico deu a seus servos, quantidades de talentos de acordo com suas habilidades. Os dois primeiros servos investem o valor e dobram seus lucros, enquanto o terceiro simplesmente enterra o talento para protegê-lo. Quando o homem rico retornou, ficou satisfeito com os dois primeiros servos, mas condenou o terceiro, que desperdiçou sua oportunidade, enterrando o talento recebido. A mensagem central da parábola é que Deus nos dá dons e talentos únicos e espera que os usemos para Sua glória, segundo a Sua vontade e propósito.

Desejo que 2026 seja uma jornada de reflexão e crescimento, usando os dons e talentos que Deis nos deu e que possamos aprender com as experiências passadas e construir um futuro cheio de esperança e oportunidades.
Que a prosperidade e a abundância acompanhem cada passo nosso e que o ano seja repleto de realizações e sucesso em todos os aspectos da vida.
Que cada escolha seja guiada pela sabedoria adquirida nos anos anteriores e que os tropeços do passado se transformem em trampolins para saltos ainda maiores.
Que a vida nos ensine a caminhar com mais leveza, abraçando o presente com coragem e confiança no futuro.
Que o ano seja marcado pela prosperidade e suas conquistas ultrapassem o que você imaginou possível. Que seja um ano em que o amor e a amizade floresçam e que você encontre felicidade nas pequenas coisas e gratidão em cada amanhecer.
Que a saúde seja nossa maior riqueza e que possamos encontrar equilíbrio e bem-estar em todos os momentos. Cuide de si mesmo e daqueles que você ama.
Desejo que o amor e a amizade aqueçam seu coração e que você cultive relacionamentos significativos, encontrando alegria nas conexões com os outros.
Assim como as estrelas brilham mais intensamente nas noites mais escuras, também podemos encontrar nossa luz interior nos momentos difíceis.
Que em 2026 sua luz brilhe ainda mais forte, iluminando seu próprio caminho e guiando os outros.

Cada novo ano é uma oportunidade mágica de recomeçar. Deixe para trás o que não serve mais e abrace o desconhecido com coragem. O futuro é cheio de possibilidades e promessas.
Como disse Chico Xavier: "Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."


Feliz Ano Novo!! 

domingo, 21 de dezembro de 2025

FELIZ NATAL!!


Parábola do Expresso Corujão

Na minha época de faculdade, fui um dos alunos designados a fazer trabalho de campo como parte do nosso curso de geologia e uma certa designação fez com que nos demorássemos muitos dias no campo. Tínhamos atravessado, examinado e mapeado muitos quilômetros de terras baixas e altas, vales, morros, montanhas e desfiladeiros. Aproximando-se a data marcada para terminarmos nossas pesquisas, fomos apanhados por ventos fortíssimos e, em seguida, por uma nevasca fora da estação e inesperada, que no entanto foi aumentando de intensidade de maneira que começamos a correr perigo de ficar isolados nas montanhas. A tempestade atingiu o ápice quando descíamos um longo trecho na vertente de uma colina íngreme a muitos quilômetros de distância da pequena estação de trem na qual tínhamos esperança de pegar um expresso que nos levasse aquela noite para casa. Chegamos à estação com grande dificuldade, tarde da noite, e a tempestade continuava forte. Devido ao vento gelado e à neve, sentíamos muito frio e, para completar nosso desconforto, soubemos que o trem que esperávamos ficara preso nos trilhos por causa da neve há alguns quilômetros daquela pequena estação. O trem que ansiosamente esperávamos era o Expresso Corujão, um trem noturno bastante rápido que ligava cidades grandes. Seus horários permitiam que parasse apenas nas estações mais importantes, mas ficamos sabendo que precisava parar naquele local, apesar da estação ser insuficiente para suprir a água da locomotiva.
O trem chegou muito depois da meia noite, debaixo de muito vento e muita neve. Meus companheiros entraram no trem mas eu me demorei um pouco, atraído pelo maquinista, que durante a breve parada estava ocupado com a maquinaria, colocando óleo em algumas partes, ajustando outras e vistoriando as condições da locomotiva, enquanto seu assistente reabastecia o suprimento de água. Aventurei-me a conversar com ele e perguntei-lhe como se sentia numa noite tenebrosa como aquela em que os poderes da destruição pareciam soltos em todo lugar, incontroláveis, quando a tempestade castigava-os e o perigo ameaçava de todos os lados. Pensei na possibilidade de a neve acumular-se sobre o trem, de pontes terem sido danificadas pela tempestade ou por deslizamentos das montanhas. Pensei nesses e em outros possíveis obstáculos. Percebi que caso sofrêssemos um acidente, como de os trilhos ficarem bloqueados pela neve ou o trem descarrilar, o maquinista e o foguista seriam os que mais estariam expostos ao perigo e uma colisão violenta provavelmente custaria a vida deles. Todos esses pensamentos e outros eu expus, num rápido questionamento, ao maquinista ocupado e sua resposta foi uma lição que jamais esquecerei. Ele disse, embora de um jeito abrupto e desarticulado: “Olhe para o farol da locomotiva. Aquela luz não ilumina os trilhos por 100 metros ou mais? Bom, tudo que eu tento fazer é cobrir esses 100 metros de trilhos iluminados”. Em meio a neve e o vento, naquela noite tempestuosa, vi em seu rosto um sorriso bem-humorado e um piscar de olhos: “Acredite, nunca consegui dirigir essa locomotiva velha tão rápido a ponto de ultrapassar os 100 metros de trilhos iluminados. Que Deus a abençoe por isso! A luz da locomotiva está sempre à minha frente!”
Quando ele subiu para o seu lugar na cabine, corri para tomar o primeiro assento de passageiros e, ao sentar-me no banco acolchoado, sentindo o prazer do conforto e do calor, em grande contraste com a noite fria lá fora, pensei muito nas palavras do maquinista, todo sujo e com manchas de óleo na roupa. Eram palavras cheias de fé, a fé que acompanha realizações, que dá coragem e determinação, que conduz obras. O que teria acontecido se o maquinista tivesse falhado, hesitado e sentido medo, se tivesse se recusado a prosseguir por causa do perigo ameaçador? Quem sabe que trabalhos teriam ficado por fazer, que planos teriam sido nulos, que encargos divinos de misericórdia e consolo teriam sido impedidos de se realizar se o maquinista fraquejasse e sucumbisse ao medo?
Por uma pequena distância, os trilhos castigados pela tempestade estavam iluminados e por aquela curta distância o maquinista foi dirigindo a locomotiva.
Podemos não saber o que nos espera em anos futuros, nem nos próximos dias e horas. Mas por alguns quilômetros, ou provavelmente apenas alguns metros, os trilhos estão iluminados, nosso plano é claro, nosso curso é visível. 
Por aquela curta distância do próximo passo, iluminados pela inspiração de Deus, podemos seguir em frente!

(Élder James E. Talmage (1862–1933), que serviu como Apóstolo durante 22 anos e escreveu dois livros para a Igreja que são muito usados hoje: Jesus, o Cristo e As Regras de Fé. Em janeiro de 1914, começou a publicar uma série de parábolas tiradas de sua própria experiência pessoal, que ensinam princípios do evangelho.)


Feliz por estar aqui em mais um aniversário de Jesus, que deu sua vida por amor e para nos mostrar o caminho, desejando a todos os amigos, que para minha enorme alegria, são muitos e, claro, a toda minha família, um Natal repleto de paz e alegria.


FELIZ NATAL a todos!!

quarta-feira, 26 de março de 2025

Meus 66 anos de vida!!

Hoje, 26 de março, é o Dia Mundial da Conscientização sobre a Epilepsia, o chamado "Dia Roxo". É também o Dia do Cacau e o Dia de São Cástulo, mártir na via Labicana, que após muitas torturas, foi sepultado vivo em uma cova e cuja história vale a pena conhecer.

A título de curiosidade, algumas ocorrências históricas acontecidas em 26 de março:
- Em 1945, os aliados capturaram Iwo Jima, encerrando a batalha de Iwo Jima na Segunda Guerra Mundial;
- Em 1953, Jonas Salk anunciou a vacina contra a poliomielite;
- Em 1991 foi criado o Mercosul;
- Em 1954, foi detonada a bomba Castle Romeo, no Atol de Bikini, questionável, mas que acabou gerando progresso para a humanidade;
- Em 1987, foi o dia em que o Papa Paulo VI publicou a encíclica Populorum Progressio;
- Em 1995 foi assinado o Tratado de Schengen, abrindo as fronteiras entre os países europeus o que passou a facilitar nossas viagens;
- Em 2014, uma equipe liderada por brasileiros descobriu o primeiro sistema de anéis em um asteroide, no Sistema Solar;
Também, em 26 de março, nasceram o dramaturgo Tennesse Williams, o educador japonês Kumon, o empresário Amaral Gurgel, Leonardo Nimoy, eterno Mister Spock, o diretor italiano Tinto Brass, Dida, o inventor da "folha seca" no futebol, nosso sempre campeão, Éder Jofre, Diana Ross, Patrick Suskind, autor do fantástico livro O Perfume - História de um Assassino, a atriz francesa Sarah Bernard...

E neste dia, em 1959, nasceu um homem que conviveu e convive com gerações diferentes, filho de uma família que trabalhou muito e com seriedade, sempre transmitindo o valor do trabalho, do estudo e da honestidade como fundamentais, ensinando humildade, respeito e a jamais excluir nossos semelhantes, porque os direitos de todos são iguais. Dizia meu saudoso e amado pai: "Não exclua seu semelhante, ele tem o mesmo direito que você."
Ele também me transmitiu que extremismos e idolatria a falsos líderes apenas nos tornam semelhantes aquilo que endeusamos e que ganhar dinheiro não é problema, o problema é como o ganhamos. Meu pai, a quem dediquei minha vida a honrar, sempre repetia Brecht: "Infeliz a nação que precisa de ídolos".
Neste dia, também, em 1987, completando 28 anos ganhei o maior presente da vida: meu maravilhoso filho.
Completo 66 anos de vida neste plano e, por associação numérica, procurei o Salmo 66 da Bíblia, concluindo, após explorar diversos pontos de vista e interpretações, que ele representa a plenitude, a perfeição e a totalidade divina. É um número simbólico que nos convida a buscar a harmonia espiritual e a conexão com o divino em todas as áreas de nossa vida, expressando gratidão e louvor a Deus enfatizando que Ele testa e põe os homens à prova.
Segundo o espiritismo, o número 66 pode ser interpretado como uma mensagem de equilíbrio espiritual e harmonia, representando a necessidade de buscar paz interior e conexão com o divino, através do amor e da caridade. É um símbolo de equilíbrio entre o divino e o terreno e representa a busca pela harmonia interior e a conexão com a energia universal.
Sigo feliz e grato pelas chances de vida que tive ao longo do tempo e com a companheira que me foi enviada e estará sempre comigo, juntamente com a filhota que sempre sonhei ter e sempre orgulhoso do meu filhão, que foi o presente de aniversário que recebi 38 anos atrás. Minha vida é linda e agradeço a Deus todos os dias por ela. Além disso, neste aniversário, ganhei um presente especial: após 52 anos usando óculos para miopia, operei de catarata e enxergo como nunca. Que presente!!
Bem, feliz aniversário pra mim, que quando olho pra trás, penso: eu me fudi, mas foi divertido. No final, sempre dou risada e não perco a mania de ter fé na vida!!