Hoje, 26 de março, é o Dia Mundial da Conscientização sobre a Epilepsia, o chamado "Dia Roxo". É também o Dia do Cacau e o Dia de São Cástulo, mártir na via Labicana, que após muitas torturas, foi sepultado vivo em uma cova e cuja história vale a pena conhecer.
A título de curiosidade, algumas ocorrências históricas acontecidas em 26 de março:
- Em 1945, os aliados capturaram Iwo Jima, encerrando a batalha de Iwo Jima na Segunda Guerra Mundial;
- Em 1991 foi criado o Mercosul;
- Em 1954, foi detonada a bomba Castle Romeo, no Atol de Bikini, questionável, mas que acabou gerando progresso para a humanidade;
- Em 1987, foi o dia em que o Papa Paulo VI publicou a encíclica Populorum Progressio;
- Em 1995 foi assinado o Tratado de Schengen, abrindo as fronteiras entre os países europeus o que passou a facilitar nossas viagens;
- Em 2014, uma equipe liderada por brasileiros descobriu o primeiro sistema de anéis em um asteroide, no Sistema Solar;
Também, em 26 de março, nasceram o dramaturgo Tennesse Williams, o educador japonês Kumon, o empresário Amaral Gurgel, Leonardo Nimoy, eterno Mister Spock, o diretor italiano Tinto Brass, Dida, o inventor da "folha seca" no futebol, nosso sempre campeão, Éder Jofre, Diana Ross, Patrick Suskind, autor do fantástico livro O Perfume - História de um Assassino, a atriz francesa Sarah Bernard...
E neste dia, em 1959, nasceu um homem que conviveu e convive com gerações diferentes, filho de uma família que trabalhou muito e com seriedade, sempre transmitindo o valor do trabalho, do estudo e da honestidade como fundamentais, ensinando humildade, respeito e a jamais excluir nossos semelhantes, porque os direitos de todos são iguais. Dizia meu saudoso e amado pai: "Não exclua seu semelhante, ele tem o mesmo direito que você."
Ele também me transmitiu que extremismos e idolatria a falsos líderes apenas nos tornam semelhantes aquilo que endeusamos e que ganhar dinheiro não é problema, o problema é como o ganhamos. Meu pai, a quem dediquei minha vida a honrar, sempre repetia Brecht: "Infeliz a nação que precisa de ídolos".
Neste dia, também, em 1987, completando 28 anos ganhei o maior presente da vida: meu maravilhoso filho.
Completo 66 anos de vida neste plano e, por associação numérica, procurei o Salmo 66 da Bíblia, concluindo, após explorar diversos pontos de vista e interpretações, que ele representa a plenitude, a perfeição e a totalidade divina. É um número simbólico que nos convida a buscar a harmonia espiritual e a conexão com o divino em todas as áreas de nossa vida, expressando gratidão e louvor a Deus enfatizando que Ele testa e põe os homens à prova.
Segundo o espiritismo, o número 66 pode ser interpretado como uma mensagem de equilíbrio espiritual e harmonia, representando a necessidade de buscar paz interior e conexão com o divino, através do amor e da caridade. É um símbolo de equilíbrio entre o divino e o terreno e representa a busca pela harmonia interior e a conexão com a energia universal.
Sigo feliz e grato pelas chances de vida que tive ao longo do tempo e com a companheira que me foi enviada e estará sempre comigo, juntamente com a filhota que sempre sonhei ter e sempre orgulhoso do meu filhão, que foi o presente de aniversário que recebi 38 anos atrás. Minha vida é linda e agradeço a Deus todos os dias por ela. Além disso, neste aniversário, ganhei um presente especial: após 52 anos usando óculos para miopia, operei de catarata e enxergo como nunca. Que presente!!
Bem, feliz aniversário pra mim, que quando olho pra trás, penso: eu me fudi, mas foi divertido. No final, sempre dou risada e não perco a mania de ter fé na vida!!