domingo, 12 de setembro de 2010

A beira do abismo

Um divertido noir que traz um Bogart canastrão como nunca e uma história cheia de reviravoltas.

O cinema noir encanta gerações de cinéfilos amantes da arte. O roteiro de seus filmes, seus personagens e suas situações são praticamente as mesmas desde que O Falcão Maltês deu as caras e inaugurou o estilo narrativo e visual. À Beira do Abismo chegou apenas cinco anos depois de Falcão, com o mesmo protagonista: o sempre canastrão Humphrey Bogart. A fêmea da história (praticamente todo noir tem uma femme fatale, embora esta aqui não seja descaradamente fatal) é interpretada por Lauren Bacall e também traz todas as características que uma personagem de seu gênero deve possuir.

Possuidor de uma história nem sempre muito clara, na verdade ela não é um dos elementos mais importantes do filme. Bogart é um canastrão. Durante todo o filme devem passar, em sua mão, mais de uma dezena de pistolas diferentes. Isso sem contar a quantidade de vezes que vê uma pistola apontada para ele mesmo. Todo o filme parece uma grande peça de teatro, sem grande preocupação com o realismo das cenas.

O filme todo passa-se à noite (característica obrigatória do noir), com o detetive investigando inúmeras pessoas e visitando vários locais para avançar no caso. Os pensamentos vão passando de boca em boca e é necessário atenção redobrada para não perder um diálogo. Felizmente a história é apenas um aspecto secundário. O filme todo pode ser apreciado como uma sequência de cenas independentes, cada uma apresentando um novo diálogo canastrão por parte de Bogart ou algum diálogo ridiculamente artificial por parte de qualquer bandido. De fato, isso é divertido!

Os diálogos são geniais! Não no sentido artístico, mas são irônicos, cafajestes, ousados e sensuais. A cena do primeiro encontro entre Marlowe (Bogart) e Vivian (Bacall) é um exemplo de construção de diálogos muito interessante. O esperto mas desleixado detetive trocando ironias deliciosas com a mimada filha do milionário que o contratou promove uma das inúmeras boas cenas do filme. Tecnicamente destaca-se a trilha sonora, que invoca mistério e adiciona uma dose razoável de suspense às cenas, sobressaindo-se, inclusive, às imagens, nas cenas mais tensas. A fotografia do filme sempre bem escura não faz deixar de aparentar os visuais artificiais das cenas em estúdio, proporcionando um efeito que torna o filme ainda mais teatral do que já tinha citado anteriormente.

Em nenhum momento À Beira do Abismo configura-se como uma obra-prima. Hoje é reconhecido por inúmeros críticos e está presente em muitas listas como um dos grandes filmes de Hollywood da década de 1940. No final das contas, é apenas um bom filme de detetive, que não possui a mesma força do noir original.

Um comentário:

  1. Nosso preferencia por filmes não coincide..
    Também não vi.

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