quinta-feira, 30 de maio de 2013

Turquia e Grécia V

Acordei as 5 horas da manhã, com a chuva batendo na janela
e as 5 e meia, já estávamos preparando as malas e descendo para o ótimo café da manhã do hotel.
Há, a net do hotel era paga e nunca vou me conformar com isso, em hotéis 5 estrelas...
Bem, lá vamos nós, de ônibus, pelo interior da Turquia. O guia, falando espanhol, chamava-se Isaac e teve que atuar quase como um feitor, num grupo composto só por brasileiros, por todo o resto da excursão.
Primeira parada, a casa aonde teria vivido Maria, levada por João, após a crucifixação de Jesus. Foi transformada em igreja, a primeira do mundo dedicada à Ela.
No século XV foi parcialmente destruída pelos muçulmanos e no século XVIII, uma jovem alemã chamada Anna Katharina Emmerick, teve uma visão da exata localização da casa, sem nunca ter estado lá. No século seguinte, uma expedição de sacerdotes encontrou o lugar, exatamente como a jovem havia dito.



Fonte de Água Benta.
O local onde as pessoas escrevem seus pedidos e agradecimentos à Virgem.
Próxima parada, com a chuva diminuindo, uma loja de fábrica de couros. Não resisti e comprei um belíssimo casaco de couro acamurçado, dupla face, maravilhoso.
Na sequência, e após comprar um guarda-chuva, por via das dúvidas, fomos em direção a Éfeso.
Em tempo: não pude deixar de perceber "sinceridade" desta lojinha... rs:
Chegamos, ainda com chuva, às famosas ruínas. Pena que havia uma horda de pessoas, desembarcadas de navios de turismo e a chuva insistia em continuar. Mas, mesmo de guarda-chuva deu pra tirar umas fotos.



Muitas fotos! É pra quem ama história.
Éfeso já se constituía em centro urbano desde 1.000 a.C., tendo sido encontrados resquícios de organizações sociais anteriores a 5.000 a.C. Nos tempos Jônicos, foi o centro comercial, político e religioso de toda a Ásia Ocidental. No século V a.C. foi tomada pelos persas, sob o comando de Ciro, o Grande. Durante o século III a.C., foi libertada por Alexandre, o Grande e incorporada ao Império Romano, tendo sido centro cultural e artístico no período helenístico. Aqui se desenvolveram os primeiros pensamentos da Filosofia. Nessa época, chegou a ter 500 mil habitantes e foi construído o maior teatro do mundo de então, com capacidade para 25 mil pessoas.
Em Éfeso ficava também, o Templo de Artemis, uma das 7 maravilhas do mundo antigo, restando hoje apenas os fragmentos de uma coluna, em pé. Originalmente eram 127 colunas, com 1,2 metros de diâmetro e 20 metros de altura e abrigavam, entre outras preciosidades, uma estátua da deusa Artêmis, de ouro, prata e ébano. Hoje ela encontra-se no museu da cidade de Selçuk.


















Aqui, a Biblioteca de Celso, em pleno coração da Anatólia. Uma obra prima de Éfeso, construída no ano 106 d.C.




Ainda em Éfeso, temos o Odeon, os templos de Domiciano e Adriano e a fonte de Trajano.

A entrada da cidade, recoberta de mármore, com inúmeras colunas enfileiradas.
Nesta avenida, ficava um pira, permanentemente acesa, aonde as pessoas "pegavam" fogo, para acenderem suas casas à noite.
Além disso, por esta via, os profetas Paulo e João pregaram o "Caminho", o nome da religião católica, então. A igreja que existiu em Éfeso, era uma das sete mencionadas no Apocalipse.
Também conhecida como a cidade da "Catacumba dos Sete Adormecidos", lugar sagrado para as religiões católica, muçulmana e ortodoxa.
Agora, seguindo em frente,

em direção a Pamukkale e as ruínas de Hierápolis:



Hierápolis foi fundada no século II a.C., pelo rei de Pérgamo e foi desenvolvendo ao longo do império romano.


Pamukkale é uma montanha coberta por rocha branca calcária, que vêm sendo esculpida a milhões de anos pelos sulcos de água que correm, após brotar do chão, a 35 graus, formando piscinas de cor azul turquesa. Cleópatra, Júlio Cesar e outros imperadores romanos, buscavam descanso nessa estância termal.
Em turco, Pamukkale significa Castelo de Algodão.

As piscinas termais,


 e mais Hierápolis.
Pamukkale, já não tão exuberante quanto outrora, pois o volume de água tem diminuido e uma grande parte já está interditada ao público, pois também está em local perigoso para os turistas. Uma pena, mas ainda sim, belísimo!!










A natureza é maravilhosa!!!!!









Fica parecendo uma geleira!



Abaixo, a grande área já seca, hoje em dia.



Pra finalizar o passeio, uma lindo arco íris surgiu diante de nós:



Agora, seguimos em direção ao nosso novo hotel, observando a paisagem e as criações de ovelhas pelo caminho. A propósito, outra coisa que chama a atenção na paisagem do interior da Turquia, é a quantidade de aquecedores solar. Praticamente todas as casas possuem.
Cansados e felizes, chegamos ao Lycus River Thermal & Spa Hotel. Piscinas térmicas, lindo lugar!

Meu vulcão particular... rs
Jantar no hotel, um bom banho e um Raki pra ajudar a abrir e fechar, mais uma vez, as malas.
Amanhã cedinho tem mais estrada e... rumo a terra de São Jorge!!

2 comentários:

  1. Pergunta que nao quer calar... Como fica essa questao das malas? Se pra ficar 10 dias em media nao da pra ser uma mala pequena, e tem de ser pequena em funcao dos voos domesticos . Isso realmente esta me inquietando.... Mas responde como sua mulher fez, pq homem é mto pratico, rssss. Bjo

    ResponderExcluir
  2. As malas podem ser de tamanho normal, a questão é o peso que, dependendo da cia aérea, não deve ultrapassar 20 kg.
    Sim, eu viajo muito a trabalho, pelo Brasil e detesto bagagem, levando sempre o mínimo indispensável. Minha namorada, eu ajudei a fazer a mala, com a devida "pressão" pela praticidade... rs

    ResponderExcluir