domingo, 18 de dezembro de 2011

O sonho não acabou...

Após ver, ao longo do dia, todo mundo palpitando, elogiando, zoando, o time do Santos Futebol Clube, vai aqui a minha opinião. Afinal, tenho um blog e posso fazer isso.
Acordei as 8 horas e liguei a tv para assistir ao tão esperado jogo. Com 10 minutos, só não desliguei a tv e voltei a dormir, porque imaginava que poderia ver lances raros em uma grande partida de futebol. Ledo engano. Passei 90 minutos assistindo ao meu time, da mesma forma que ele assistia ao Barcelona e se poupava, com medo de fazer vergonha. Aí sim, fizeram vergonha. O Barcelona fez o "feijão com arroz", que vêm fazendo a quase 2 anos, e derrotando todo mundo e o Santos fez, na minha opinião, a partida mais covarde dos últimos tempos para o futebol brasileiro. Não sei se teria mudado algo, ou, de repente, tomado de 10, se fizessem diferente. Mas o importante é que o técnico foi covarde, teve medo de perder de muito, certamente passou isso aos jogadores, que não foram nem sombra do que vinham sendo ao longo do ano, em campo. Se fosse o caso de apontar um culpado, para mim seria Muricy Ramalho. Quanto aos jogadores, Neymar, quando teve oportunidade, preferiu a firula. Ganso, "sumiu" em campo, com aquela sua fisionomia de "eu primeiro", que me fez, de achar que seria o maior craque do futebol no futuro, a mais um que "morre na praia", preocupado consigo mesmo e se super valorizando.
Enfim, o Santos sabia, desde o dia 22 de junho, que ia enfrentar o especial time do Barcelona e nada fez. O elenco só decaiu, a participação no brasileiro foi sofrível, e olha que foi um péssimo campeonato, nivelado por baixo e, com um mínimo de regularidade, não seria difícil sagrar-se campeão. Mas não, o foco é o mundial... Pra chegar na final e assistir o outro time jogar? Sinceramente não imaginava tanta covardia do elenco do Santos, principalmente do técnico, diante do adversário.
Claro que não foi vergonha perder para uma máquina de jogar futebol como o Barcelona. Vergonha foi perder do jeito que perdeu. Preferia que tivesse perdido por diferença maior, mas que tivesse pelo menos ameaçado o adversário. Bem, Muricy se revelou medíocre taticamente, e suas declarações após a partida comprovam o que digo e os jogadores morreram de medo de levar "olé". Olhavam para os jogadores espanhóis como se fossem deuses e tinham medo de ir pra cima. Adriano se poupou, já que está vendido mesmo. Pra que complicar...
Mas continuo afirmando que se alguém tivesse que levar a culpa, seria o técnico.
Na verdade, a culpa é nossa. Ou alguém acha que o futebol brasileiro tem chance de ser campeão em 2014?
Tudo o que disse, não foi porque o Santos perdeu de 4, porque para mim, moralmente, ele perdeu de 7 ou 8. O Barcelona teve "fair play" e não forçou, tentando apenas jogadas bonitas no segundo tempo. Se divertiram jogando e perceberam que impunham medo aos jogadores do Santos.
Mas, tal e qual o título do post, 2012 é o ano do centenário e o sonho não acabou. Espero que tenha sido assimilada alguma lição.

Um comentário:

  1. EMBORA VC TENHA RAZÃO EM RELAÇÃO A PARTIDA DE HOJE,NÃO DEVEMOS ESQUECER QUE O SANTOS NÃO CHEGOU LÁ DE GRAÇA E TÊM O SEU VALOR.AFINAL DE CONTAS É O SEGUNDO MELHOR TIME DO MUNDO.

    ResponderExcluir